Contraf-CUT assina acordo coletivo com o BNDES pela primeira vez
A Contraf-CUT assinou pela primeira vez o acordo coletivo dos trabalhadores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Assinado por Marcel Barros, secretário-geral da Confederação, nesta sexta-feira, 29, no Rio de Janeiro, o instrumento fortalece a unidade da categoria.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, Almir Aguiar, também assinou o acordo. No mesmo dia, foram também assinados os acordos específicos de Banco do Brasil e Caixa.
"Estamos aproximando esse importante segmento do setor financeiro da estratégia geral dos bancários, de fortalecer a unidade nacional, o que tem trazido muitos ganhos para a categoria", afirma Marcel Barros.
"O BNDES tem um perfil específico, mas é mais um banco público de grande importância para o país. Essa aproximação só vai fortalecer a luta de todos", concorda Miguel Pereira, secretário de Organização do Ramo Financeiro da Confederação.
Além dos 7,5% de reajuste (3,5% de aumento real), os funcionários do BNDES asseguraram um abono de 1,5 salário, a conquista da cesta-alimentação (R$ 311,08) e o aumento do adicional noturno de 20% para 35%.
O acordo estabeleceu, ainda, a abertura de um processo de negociação permanente a respeito de itens importantes como questões relacionadas aos anistiados, demitidos pelo governo Collor e reintegrados ao BNDES, mudanças no plano de cargos e salários e implantação de um plano de carreira.
Os sindicatos de São Paulo, Brasília e Pernambuco, bases onde também há trabalhadores do BNDES, realizarão assembleias até a próxima quarta-feira, 3 de novembro, para deliberação sobre a proposta.
Fonte: Contraf-CUT, com Seeb Rio
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade