26/10/2010

O BB de hoje e o de ontem

O Banco do Brasil tem hoje 108 mil funcionários, os quais receberam, no último dia 21, a Participação nos Lucros e Resultados, cujo montante rateado foi R$ 635,9 milhões, referente à distribuição do lucro do primeiro semestre de 2010, como decorrência da Campanha Nacional 2010.

Mas, há 8 anos, o cenário era totalmente adverso. Entre 1995 e 2002, a instituição foi palco de um amplo processo de enxugamento, como estratégia para prepará-la para a privatização. Como resultado foram quase 50 mil demissões e a consequente precarização das condições de trabalho, com desestímulo à carreira, arrocho e congelamento salarial, retirada de direitos, aumento ilegal da jornada, além de ataques à organização dos trabalhadores.

“Foi um período bastante difícil para pais e mães de família, quando, em apenas dois anos, o BB chegou a reduzir o seu quadro de pessoal em mais de 41 mil funcionários, sem contar as transferências arbitrárias de tantos outros trabalhadores para regiões longínquas. Com o governo Lula, o funcionalismo pôde voltar a se organizar, o que resultou nas conquistas recentes”, afirma Cláudio Luis de Souza, diretor de Bancos Federais da Fetec-CUT-SP.

Fonte: Fetec-CUT/SP


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS