14/10/2010

Bancários de Catanduva e região aprovam por unanimidade propostas da Fenaban, do BB e da Caixa

Os bancários de Catanduva e região decidiram aceitar, em assembleias gerais extraordinárias realizadas na noite desta quarta-feira (dia 13 de outubro), as propostas de Acordo Coletivo apresentadas pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), pelo Banco do Brasil (BB) e pela Caixa Econômica Federal.

 

Nas três reuniões, as propostas foram aprovadas de maneira unânime. Considerada uma das mais fortes dos últimos 20 anos, a greve teve aproximadamente duas semanas de duração. Na região de Catanduva, 53 agências e postos de atendimento aderiram à paralisação, para cobrar dos bancos uma proposta mais digna para a categoria.

 

Durante as negociações, os banqueiros tentaram empurrar para a categoria uma proposta vergonhosa de reajuste salarial - 4,29%, o que corresponde somente à inflação do ano que passou.

 

Essa postura arrogante dos bancos (que também haviam se negado a dialogar sobre temas relevantes, como segurança nas agências, emprego e condições de trabalho) serviu para fomentar ainda mais a indignação no meio da categoria, dando força à greve.

 

Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Amarildo Davoli, a força dessa mobilização foi fundamental para o desfecho positivo da Campanha Nacional 2010.

 

“O acordo deste ano pode ser considerado um dos melhores das últimas décadas. Isso ocorreu graças à forte participação dos bancários na greve”, destacou, durante a assembleia.

 

Entre as conquistas obtidas este ano estão: reajuste de 7,5% (3,41% de aumento real) nos salários até R$ 5.250,00 (exceto na Caixa e no BB, onde os tetos não serão aplicados); valorização dos pisos salariais; elevação da PLR e das demais cláusulas econômicas.

 

Clique aqui para ler a proposta da Fenaban.

 

Clique aqui para ler a proposta do BB.

 

Clique aqui para ler a proposta da Caixa.  

 

Pelo acordo aprovado, a compensação dos dias parados será feita no prazo entre a data da assinatura da Convenção Coletiva e 15 de dezembro de 2010, nos mesmos moldes do ano passado.

 

Fonte: Seeb Catanduva


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS