Analistas reduzem projeção da inflação oficial para 4,97% neste ano
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) reduziram projeção para a inflação oficial neste ano. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 5,07% para 4,97%.
Essa projeção está, portanto, mais próxima do centro da meta de inflação que é de 4,5%. A meta, que deve ser perseguida pelo BC, tem ainda margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para 2011, que tem a mesma meta de inflação, a estimativa para o IPCA subiu de 4,85% para 4,90%.
A expectativa para a taxa básica de juros, a Selic, ao final deste ano, continua em 10,75% ao ano, há três semanas. Em 2010, ainda haverá reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a Selic, em outubro e dezembro. Para o final de 2011, os analistas esperam que a Selic fique em 11,75% ao ano e não mais em 11,50%.
O boletim Focus também traz a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe) que neste ano deve ficar em 4,90%, a mesma estimativa prevista anteriormente. Para 2011, a projeção passou de 4,55% para 4,58%.
A projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi alterada de 8,43% para 8,91%, este ano. Para 2011, a estimativa foi mantida em 5%.
Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) neste ano, a expectativa passou de 8,71% para 8,79%. Para o próximo ano, a projeção foi alterada de 5,01% para 5%.
A estimativa dos analistas para os preços administrados permaneceu em 3,55%, em 2010, e foi alterada de 4,80% para 4,78%, em 2011. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.
As estimativas constam do boletim Focus, publicação divulgada às segundas-feiras pelo BC com base em projeções do mercado financeiro para os principais indicadores da economia.
Fonte: Fetec-CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade