Golpe vitimiza participantes de fundos de pensão
A cada dia surge uma nova modalidade de golpe na praça com o objetivo de subtrair recursos dos cidadãos. As artimanhas vão desde clonagens de cartões, roubos de senhas pela internet, falsos agendamentos de serviços e até histórias de sequestros ou de premiações mentirosas. O mais novo alvo são os trabalhadores participantes de fundos de pensão.
O golpe consiste no envio de correspondência à possível vítima informando-a, em nome da “Associação Brasileira Securitária de Previdência Privada” (“Abrapp”), que a pessoa seria beneficiária do rateio de um fundo de reserva em poder de entidade previdenciária, mas que a liberação de qualquer valor estaria condicionada ao pagamento antecipado de um montante para cobertura dos “custos” (sic) processuais. Em seguida, a carta fornece o número de um telefone para o qual se deve ligar. Nessa ligação, o golpista informa a conta corrente de banco na qual o depósito deve ser feito.
Diante das ocorrências a ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) e a ABRAPP (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar) passaram a fazer o alerta sobre as possibilidades de correspondências informando valores supostamente disponíveis serem falsas, sobretudo, se elas não tiverem sido enviadas pelo próprio fundo de pensão.
“Os participantes devem suspeitar de correspondências que fogem do padrão de comunicação normalmente utilizado pelo instituto previdenciário. Além disso, se tiverem sido vítimas do golpe devem procurar o mais rápido possível uma delegacia de polícia para lavratura de Boletim de Ocorrência”, complementa Adriana Pizarro, diretora da FETEC-CUT/SP.
Fonte: Fetec-CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade