Negociações específicas com a Caixa começam com discussão sobre saúde do trabalhador
Ocorreu na última sexta-feira, dia 3, a primeira rodada de negociação entre a Caixa Econômica Federal e o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT e assessorado pela Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa). Os trabalhadores discutiram com o banco as reivindicações sobre saúde do trabalhador, além de abordarem pontos envolvendo o Saúde Caixa. Assuntos relacionados à segurança bancária foram deixados para a próxima reunião, a ser realizada no dia 10.
Na avaliação do Comando Nacional dos Bancários, a negociação deixou muito a desejar. Como a Caixa já tinha em mãos, desde julho, a pauta de reivindicações da categoria, inicialmente os representantes dos trabalhadores imaginavam que o banco estivesse disposto a apresentar soluções para um tema tão relevante, como saúde do trabalhador.
Infelizmente, não foi o que ocorreu. A empresa, por exemplo, disse que não altera seu posicionamento em relação à implantação do Saúde Família, que garantiria a inclusão no convênio médico dos filhos maiores de 24 anos e dos pais dos bancários.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região Antonio Julio Gonçalves Neto, essa postura intrasigente da instituição financeira já era, de certa forma, esperada. "O descaso do banco para com seus empregados vêm se acentuando bastante, nos últimos anos, tanto no que se refere à exigência do cumprimento de metas abusivas quanto no que tange às condições de trabalho e saúde do trabalhador", frisa ele, que é funcionário da Caixa.
Na negociação, a direção da empresa concordou com o Comando Nacional e prorrogou em 60 dias o atual acordo coletivo específico, que agora passa a valer até dia 30 de outubro.
A próxima negociação com a Caixa acontece na próxima sexta-feira, dia 10, para discutir isonomia entre todos os empregados, temas relativos à carreira, além da retomada do debate sobre segurança bancária.
Redação/Com informações da Contraf-CUT e do Sindicato dos Bancários de São Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade