Comando Nacional retoma negociação sobre saúde com Fenaban nesta quarta
O Comando Nacional dos Bancários inicia nesta quarta-feira, 1º de setembro, a segunda rodada de negociação com a Fenaban pela Campanha Nacional dos Bancários 2010. As discussões, que se estenderão até a quinta-feira, tratarão das reivindicações relacionadas aos temas saúde do trabalhador e segurança bancária.
"Vamos dar continuidade às negociações para melhorar as condições de saúde dos bancários, cada vez mais expostos a um modelo organizacional onde impera a pressão brutal pelo cumprimento de metas abusivas e que leva ao assédio moral", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional. Levantamento feito pela Contraf-CUT, a partir de informações do INSS, mostra a situação precária da saúde dos bancários.
Segundo os dados, a cada mês 1.200 bancários em média são afastados por auxílio-doença. Destes, metade sofre com transtornos mentais e LER/DORT. "Estas doenças, especialmente os transtornos mentais, são diretamente relacionadas ao modelo organizacional. É uma situação que precisa mudar", defende Carlos Cordeiro.
Na primeira negociação, os trabalhadores iniciaram o debate sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho, com foco no assédio moral. As discussões partiram dos resultados da mesa temática sobre saúde do trabalhador, cuja retomada foi uma conquista da campanha do ano passado, tendo ocorrido três reuniões em 2010 - dias 20 de abril, 5 de maio e 24 de junho.
O assédio moral e as metas abusivas são também os principais problemas enfrentados pelos bancários nos locais de trabalho, segundo apurou a pesquisa nacional feita pela Contraf-CUT e reforçada pelas consultas realizadas pelos sindicatos no processo de construção da Campanha Nacional 2010.
Dia Nacional de Luta
Com orientação do Comando Nacional, sindicatos de todo o país realizaram atividades nesta terça-feira, dia 31 de agosto, em Dia Nacional de Luta com foco no combate ao assédio moral, às metas abusivas e à falta de segurança bancária. Calendário de negociações A negociação desta quarta segue o calendário aprovado na primeira reunião entre o Comando Nacional e a Fenaban, realizada no dia 24 de agosto. O calendário definido é o seguinte: 1º e 2 de setembro - Saúde do trabalhador e segurança bancária. 8 e 9 - Emprego e condições de trabalho. 15 e 16 - Remuneração. Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade