01/09/2010
Sindicato participa do Dia de Luta da Categoria
Bancários de todo o país estiveram mobilizados nesta terça-feira, 31 de agosto, para um Dia Nacional de Luta contra o assédio moral, as metas abusivas e por melhores condições de segurança nos bancos.
Orientados pelo Comando Nacional dos Bancários, sindicatos de diversas cidades realizaram protestos, manifestações e atividades para debater com bancários e clientes os temas que estarão na mesa de negociação com a Fenaban, na segunda rodada de debates da Campanha Nacional 2010.
Os diretores do Sindicato dos Bancários de Catanduva passaram o dia todo percorrendo as agências da região. Durante a atividade, foram distribuídos exemplares da Revista dos Bancários, da Contraf-CUT, que coordena o Comando Nacional da Categoria.
Os diretores também aproveitaram para conversar com os bancários e conhecer suas principais demandas. Segundo Amarildo Davoli, recém-eleito presidente da entidade, os trabalhadores têm feito inúmeras queixas sobre as condições de trabalho nas agências.
“A situação está insuportável, por conta do assédio moral e das metas abusivas. Os bancos diminuíram seu quadro de funcionários, ao mesmo tempo em que aumentaram a carga de trabalho”, afirma Amarildo. De acordo com ele, o problema tem ocorrido tanto em instituições privadas quanto públicas.
O Sindicato também constatou enorme insatisfação entre os clientes. “No Banco do Brasil, por exemplo, os usuários têm esperado mais de uma hora e meia na fila, por conta dos contratempos ocasionados pela incorporação da Nossa Caixa. Nos outros bancos, que têm um número reduzido de funcionários, o atendimento também é precário”, garante Amarildo.
O assédio moral e as metas abusivas foram considerados prioridades da campanha por cerca de 80% dos bancários, em pesquisa feita pela Contraf-CUT. A entidade e os sindicatos lutam para acabar com a sobrecarga de trabalho e a pressão impostas pelos bancos aos trabalhadores.
Redação, com informações da Contraf-CUT
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade