Resultado das eleições confirma democracia no Sindicato
A Chapa 1 - “União, Luta, Transparência e Cidadania”, encabeçada por Amarildo Davoli, do Bradesco, obteve 98,25% dos votos (672, de um total de 684) e foi eleita para dirigir o Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região pelos próximos três anos.
Como nas vezes anteriores, o pleito deste ano contou com participação maciça do eleitorado: 81% dos 839 bancários sindicalizados, que constavam na lista de eleitores, compareceram para votar, nos últimos dias 18 e 19 de agosto.
Para os diretores da entidade, a adesão da categoria comprova o caráter democrático do processo eleitoral. “Mesmo sendo uma eleição com chapa única, em que o voto não é obrigatório, mais de 80% dos bancários sindicalizados fizeram questão de participar”, afirma Luiz César de Freitas, o Alemão, ex-presidente da entidade, que se licenciou do cargo para assumir a presidência da Fetec-CUT/SP (Federação dos Bancários da CUT/SP).
Alemão também destacou o fato de que, de 1986 em diante, o Sindicato tem trocado constantemente seu quadro de diretores. “Em 24 anos, já tivemos cinco presidentes. Isso demonstra que a entidade é, sim, democrática”, diz.
Entre 1963 (ano em que a instituição foi fundada) e 1986, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região havia tido apenas dois presidentes.
Novos diretores
Amarildo, recém-eleito presidente do Sindicato, fez questão de destacar a presença de novos nomes na diretoria que irá assumir em outubro. “Este ano, dez diretores estão saindo, enquanto oito pessoas estão entrando. Isso representa uma renovação em torno de 30%”, argumenta.
Na opinião de Amarildo, a presença de antigos diretores nos quadros da entidade se justifica pelo fato de essas pessoas possuírem uma longa história de luta em prol dos interesses dos trabalhadores. “São nomes experientes, que terão muito a contribuir nas lutas que estão por vir”, afirma.
Na opinião de Francisco Antônio Bellíssimo, o Chico Belo, que presidiu a entidade nos anos 80, o Sindicato dos Bancários de Catanduva encontra-se em processo de renovação. “A chapa recém-eleita tem um número expressivo de mulheres, algo que não costuma acontecer em todos os sindicatos. Além do mais, temos representantes de todos os bancos da região”, diz.
O atual presidente, Paulo Franco, o Paulinho, lembra que o estatuto do Sindicato é democrático e não impõe empecilhos para quem deseja montar uma chapa. “Se um grupo de bancários quiser disputar as eleições, não encontrará dificuldades para isso”, afirma. Para ele, o fato de hoje em dia não existir oposição comprova que a categoria reconhece o trabalho desenvolvido pela diretoria.
Projetos
A posse dos novos diretores ocorrerá no dia 7 de outubro, numa época em que as negociações da Campanha Nacional da categoria já estarão em andamento. “Alguns pensam que só atuamos em época de campanha salarial. Porém, nossa luta é permanente, por meio das comissões nas agências ou das mesas temáticas, em que discutimos questões como assédio moral, melhores condições de trabalho e fim de metas abusivas”, afirma Amarildo.
Segundo ele, a entidade se esforçará para ampliar sua participação nas grandes discussões de Catanduva e região. “Queremos um Sindicato cidadão, envolvido com as causas da população”, diz Amarildo. Atualmente, a instituição participa de diversos conselhos municipais de Catanduva, como o da Saúde, da Criança e do Adolescente, do Patrimônio Histórico, entre outros.
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade