02/08/2010

Liberdade sindical é um direito do trabalhador

Campanha de valorização 2010 cobra que banco libere acesso de dirigentes a agências e departamentos.

Entre as figurinhas da Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco Vamos Ganhar Esse Jogo, o livre acesso dos dirigentes sindicais em todas as dependências da instituição financeira ocupa papel de destaque.

Segundo a diretora do Sindicato Sandra Regina da Silva, mesmo sendo funcionários do banco e lotados na matriz, a direção do Bradesco coloca vários entraves que dificultam o acesso dos dirigentes aos prédios da Cidade de Deus. “Muitas vezes o dirigente é até ‘escoltado’ por vigilantes”, relata Sandra. “Medidas como essa desrespeitam a livre organização dos trabalhadores, pois eles ficam intimidados em relatar seus problemas. O diálogo do bancário com seu representante sindical é imprescindível para elencar questões específicas do setor e cobrar soluções do banco.”

A livre organização sindical está prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), na Constituição Federal e em resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Ao dificultar o acesso do dirigente, o banco está desrespeitando um direito conquistado por todos os trabalhadores. É necessário que o Bradesco reveja sua postura”, acrescenta Sandra.


FONTE:SEEB/SP Jair Rosa


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS