PEC estimula políticas públicas para jovens
O Senado Federal aprovou por unanimidade no dia 7 de julho a Proposta de Emenda à Constituição 42/2008. A chamada PEC da Juventude altera o capítulo dos Direitos e Garantias Fundamentais da Constituição Federal, que trata dos interesses da família, da criança, do adolescente e do idoso, e que agora passa a contar também com o termo “juventude”.
Para Adriana Magalhães, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo e integrante do Coletivo Nacional de Juventude da CUT, a aprovação vai colocar as políticas públicas para a juventude na agenda nacional com mais ênfase. “Com a alteração constitucional você coloca o segmento juvenil dentro das políticas de Estado e torna uma obrigação dos governantes pensar e desenvolver projetos voltados à população entre 15 e 29 anos, que hoje somam cerca de 50 milhões de habitantes. As estatísticas mostram que é para essa faixa etária que são reservados os piores postos de trabalho, com alta rotatividade e baixos salários”, diz.
Para ela, a aprovação coroa os esforços do governo Lula para valorizar essa parcela da população. “No início do primeiro mandato, Lula criou a Secretária Nacional de Juventude, que tem a participação dos movimentos sociais e ONGs representados no Conselho Nacional de Juventude. Hoje temos 16 políticas públicas de âmbito nacional voltadas ao jovem, como por exemplo o ProUni, na área da educação, e o ProJovem Trabalhador, na área da capacitação profissional. A tendência agora é de multiplicação desse tipo de iniciativa.”
A PEC, que ainda precisa ser ratificada pelo presidente Lula, vai indicar a necessidade de um Plano Nacional de Juventude a ser concretizado nos próximos dez anos.
FONTE: SEEB SP - Danilo Pretti Di Giorgi
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade