21/07/2010

Bancos são questionados sobre certificado SA 8000

Em reunião com a empresa certificadora, Sindicato aponta os problemas enfrentados no Bradesco e HSBC.

Representantes dos trabalhadores e da empresa certificadora SAI (Social Accontability International) no Brasil reuniram-se na segunda-feira 19, na sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo, para tratar dos problemas na certificação da SA 8000 (norma internacional que trata do respeito a relações do trabalho) dos bancos Bradesco e HSBC.

Dirigentes sindicais das duas instituições levantaram questões imprescindíveis para a transparência do processo de certificação e relataram, entre outros problemas, a falta de acesso dos dirigentes sindicais aos locais de trabalho. Também foram alvo de questionamentos a ausência do Sindicato nas reuniões de análise crítica, falta de acesso aos relatórios de auditoria e plano de ação, participação da entidade nas eleições dos RTs (representantes dos trabalhadores) e estabilidade para os funcionários eleitos nos critérios para certificação.

O representante da SAI Adriano Diniz levará os questionamentos para a sede da empresa em Nova Iorque, EUA.

“Uma das exigências da norma para manutenção do certificado é a participação e acompanhamento do Sindicato no processo e na implementação do plano de ação para solucionar problemas levantados nas auditorias, o que não vem ocorrendo de forma satisfatória”, afirma a funcionária do Bradesco e diretora do Sindicato Neiva Ribeiro.

“Se tanto o Bradesco quanto o HSBC estiverem comprometidos de fato com os princípios da norma SA 8000, farão as adequações necessárias para a manutenção do certificado”, completa a funcionária do HSBC e diretora do Sindicato Liliane Maria Santos Fiúza.


FONTE: SEEB SP Carlos Fernandes


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS