13/07/2010
CUT aprova resolução sobre conjuntura
A Executiva Nacional da CUT, reunida em São Paulo no dia 07 de julho de 2010, aprovou a seguinte resolução sobre conjuntura.
Conjuntura
A crise capitalista internacional, iniciada nos EUA em 2008, está se aprofundando e neste momento principalmente na Europa. A última reunião do G20 recomendou os mesmo caminhos que produziram a crise. Não se fez proposta de adoção de nenhum mecanismo de controle do sistema financeiro internacional, mantendo-se intacto o mercado especulativo, com a implementação de políticas para salvaguardar a estabilidade das bolsas de valores e dos principais mercados cambiais do mundo. Defende-se uma severa redução do déficit público, do papel do Estado, com reformas da previdência e trabalhista para retirar direitos, diminuição dos investimentos em políticas públicas e arrocho salarial.
Os/as trabalhadores/as europeus, através de greves e mobilizações, estão nas ruas para não permitir que a classe trabalhadora pague, mais uma vez, pela crise.
Nós não aceitamos que o FMI e as instituições financeiras internacionais, os EUA e a União Européia pressionem pela aplicação do mesmo receituário que foi o causador da crise. A CUT e o conjunto de sua militância estarão nas ruas, neste momento das eleições e após sua realização, para defender que o enfrentamento à crise se faz com maiores investimentos públicos, com distribuição de renda e diminuição da pobreza, com valorização do mercado interno, com geração de empregos de qualidade e renda.
Estratégia da CUT para o período do processo eleitoral 2010
Na reunião da DN, em maio de 2010, deliberamos que, no próximo período “a tarefa da CUT é disputar os rumos do desenvolvimento, com a Plataforma da CUT para as eleições 2010, fortalecendo a luta por liberdade e autonomia sindical, valorização do trabalho e democracia, de homens e mulheres, do campo e da cidade.” E que a disputa a ser travada em 2010, polarizada em torno de dois projetos antagônicos, nos apresenta a possibilidade de continuidade da ruptura com o modelo de desenvolvimento econômico neoliberal instaurado no Brasil, maior identidade com as diretrizes expressas na Plataforma da CUT para as eleições 2010, como imperativo ao aprofundamento das mudanças, com a candidatura da companheira Dilma Rousseff. Pois, a CUT tem lado: o da defesa intransigente dos interesses da classe trabalhadora e desempenhará papel fundamental, não apenas nesse período, mas também após as eleições, pressionando o futuro governo para construir iniciativas de aprofundamento da democracia no Brasil.
Assim, é preciso organizar a agenda de mobilizações em torno da busca por unificação das lutas sociais com outros movimentos populares e por ampliar a ação da base sindical cutista.
Por isso, apresentamos a seguinte proposta:
De julho a outubro 2010, a CUT priorizará a ação direta de mobilização, com base na Plataforma da CUT para as eleições 2010, conformando – no contexto da Jornada pelo Desenvolvimento – o Projeto CUT nas ruas. Um mutirão de visitas a todas as Estaduais e sindicatos da CUT, tendo em vista a necessidade de ampliar a mobilização para a disputa sindical e eleitoral. A comunicação, nesse processo, será um instrumento estratégico e, portanto, também com ações específicas nessa área.
Consiste em dois movimentos:
01) Realizar lançamentos da Plataforma da CUT para as eleições 2010 em todos os Estados, com atividades de 1 dia, com três momentos distintos:
a) plenária de sindicalistas;
b) mobilização;
c) debate da Plataforma envolvendo parceiros do movimento social e da universidade.
Haverá uma agenda, definida previamente entre a Coordenação e as Estaduais da CUT, articuladas aos comitês de campanha. Em cada evento, a Estadual da CUT deverá buscar a divulgação massiva, inclusive com coletivas de imprensa. O objetivo dos eventos é dar visibilidade às propostas da CUT e criar um movimento de mobilização dos trabalhadores/as para a campanha.
A Plenária de Sindicalistas tem caráter de agitação e de organização das ações da CUT no Estado para alcançar pleno êxito no mutirão. A Mobilização consiste numa atividade de rua (panfletagem no centro, empresas, etc). O Debate da Plataforma será um evento para ampliar a aliança com os movimentos sociais e parceiros da universidade, divulgando nossas propostas e comprometendo candidatos/as a Deputados Federais e Senadores/as.
Para cada Estado/região haverá a indicação de equipes compostas por dirigentes da Executiva, bem como a participação do presidente em boa parte dos locais.
Com a FES, priorizamos a realização de eventos em 4 locais: Porto Alegre (11/08), Rio de Janeiro (15/07), Fortaleza e Pernambuco.
§ Coordenação: Presidência e Secretaria Geral. Prazo: até 20/08/2010.
02.) Orientar as Estaduais da CUT a montar uma agenda de visitas (MUTIRÃO) nas bases com base num KIT. O objetivo é propiciar maior aproximação entre direção estadual e direções de base, buscar informações sobre a realidade dos sindicatos, atualização cadastral bem como debate e a mobilização para o processo eleitoral (articulação local com formadores de opinião, lideranças locais, candidatos a senador/a e deputados federais) com a ampliação da visibilidade da CUT no interior do país.
As Estaduais da CUT terão até a data da reunião da Direção Nacional (28 e 29 de julho de 2010) para enviar Agenda de Visitas contendo roteiro e orçamento das atividades, conforme Planilha a ser encaminhada até 13/07/10.
Caberá aos membros da Direção Nacional dos Estados a responsabilidade de coordenar e executar o mutirão.
O KIT será composto de:
o Jornal e cartaz da Plataforma da CUT
o Folder da CUT
o Camiseta
o Bottons
o Bandeira
o Publicações
o Release
§ Coordenação Geral: Secretaria Geral e Secretaria de Organização. Prazo: agosto e setembro.
Para potencializar essa estratégia, orientamos todas as áreas da CUT a articularem as suas ações e temáticas específicas no contexto do mutirão, propiciando que tenhamos uma mobilização crescente nesse período assim como após outubro.
Portanto, será realizado um Seminário de Comunicação em julho, no segundo dia (29/07/10) da reunião da Direção Nacional da CUT, para socializar informações e potencializar a comunicação por meio dos instrumentos que temos para que a informação chegue aos sindicatos filiados à CUT e os/as trabalhadores/as por ela representados. Elaboramos um Blog do Artur (www.arturcut.wordpress.com) onde serão postadas informações e artigos, com base nas diretrizes da Plataforma, potencializando as mudanças e apontando a necessidade de avançar.
Também, elaboraremos, em conjunto com a subseção do DIEESE da CUT, estudos e pequenos textos que serão importantes ferramentas para argumentação. A Jornada pelo Desenvolvimento realizará um evento em novembro, em Brasília, para efetuar um balanço 2009/2010 e apontar diretrizes e estratégia para 2011.
EXECUTIVA NACIONAL
CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES
QUINTINO SEVERO
SECRETÁRIO GERAL
Fonte: CUT Nacional
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade