05/08/2010

Credicitrus fecha a mão na negociação

Cooperativa se nega a discutir cláusulas sociais e economiza naquelas que se referem à remuneração.

Reunidos na tarde do dia 02/08, segunda-feira, na sede da Credicitrus, em Bebedouro, diretores do Sindicato dos Bancários de Barretos e Região e representantes da Cooperativa de Crédito não chegaram a um acordo. Os representantes patronais se negaram a discutir reivindicações importantes, como licença maternidade de seis meses; inclusão do esposo no plano de saúde; jornada de seis horas; Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e valorização do piso salarial.

Durante mais de duas horas de reunião o que os representantes dos trabalhadores mais ouviram dos negociadores foi que os empregados da cooperativa não são bancários e que a empresa não é banco, e que, portanto, não há o que se equiparar. Insistindo na comparação, a representação sindical argumentou que é muito importante a redução da jornada de trabalho para seis horas e que os bancários estão reivindicando 5 horas.

Sobre a valorização do piso salarial, que o sindicato reivindica o valor do salário mínimo do DIEESE, ou seja: R$ 2.150,00, os representantes patronais disseram que a cooperativa não pode aplicar nenhum reajuste a mais, por que a maioria dos empregados estariam nessa faixa de salários e qualquer índice maior no piso “significaria inviabilizar financeiramente a cooperativa”, argumento com o qual a representação sindical não concorda.

Proposta aquém da expectativa – A única proposta apresentada pela cooperativa para renovar o Acordo Coletivo de Trabalho se refere ao índice de reajuste dos salários e demais verbas salariais e ao pagamento de um abono único, nos moldes do ano passado. O índice apresentado foi de 7% e o abono de R$ 700,00. A representação sindical avaliou a proposta como sendo aquém das expectativas dos empregados e das possibilidades da Cooperativa. Mesmo assim, o sindicato debaterá a proposta com os trabalhadores antes da próxima rodada de negociação marcada para o dia 10, terça-feira da semana que vem.

Fonte: SEEB Barretos


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS