Lucros do BB e Caixa reforçam acerto da estratégia de expansão do crédito
Números do 1º trimestre comprovam que ampliação da oferta e barateamento do crédito dá certo e mostram a viabilidade de mudança no modelo de atuação do sistema financeiro.
Os expressivos resultados alcançados por Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal no primeiro trimestre de 2010, divulgados na quinta-feira, dia 13, corroboram o acerto da estratégia dos dois bancos públicos de ampliação da oferta e barateamento do crédito. Adotada por orientação do governo federal para combater a crise financeira internacional, a medida foi fundamental para proteger a economia brasileira.
O Banco do Brasil registrou lucro líquido de R$ 2,35 bilhões no primeiro trimestre deste ano, com um crescimento de 41,2% no comparativo com igual período de 2009. Enquanto isso, o lucro da Caixa cresceu 72,1% no primeiro trimestre de 2010 em relação aos primeiros três meses do ano passado, alcançando R$ 777,5 milhões. No caso da Caixa, chama a atenção que o crédito imobiliário avançou 10,3% no período, sobretudo pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
"Os números comprovam que foram equivocadas as previsões feitas por representantes de bancos privados, que afirmaram à época que os bancos públicos sofreriam perdas por conta da expansão do crédito", afirma Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT e funcionário do BB. "Foi justamente essa estratégia que permitiu o crescimento do lucro dos dois bancos", conclui.
Marcel ressalta que os resultados demonstram a viabilidade de uma mudança no modelo de atuação do sistema financeiro nacional. "É preciso que os bancos parem de ganhar dinheiro com operações de tesouraria e spreads altos e passem a contribuir com o desenvolvimento do país, reduzindo juros e tarifas e aumentando a oferta de crédito. Os resultados de BB e Caixa mostram que a mudança será benéfica para todos", defende.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade