Campanha da CUT pela pessoa com deficiência
Mobilização é nacional e, em São Paulo, será lançada no dia 10 de junho.
A Campanha Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi lançada oficialmente pela Central em março deste ano, durante o 2º Encontro Nacional de Políticas Sociais realizado em São Paulo. Agora, a mobilização começa a ser lançada também nos estados, com a finalidade de subsidiar as entidades cutistas para o debate, bem como fortalecer e organizar os coletivos nos estados e nos ramos. Em São Paulo, será em 10 de junho.
A campanha conta com uma cartilha que traz, além de informações sobre direitos e principais tópicos da Convenção da ONU, dados sobre a evolução dos trabalhadores com deficiência no Brasil, exemplos de cláusulas incluídas nas convenções coletivas de trabalho de alguns sindicatos da CUT e a íntegra da resolução do II Encontro Nacional dos/as Trabalhadores/as com Deficiência, realizado no ano passado em São Paulo.
Expedito Solaney, secretário nacional de Políticas Sociais da CUT, diz que “a campanha representa o começo da intensificação deste debate no interior de nossa Central, pois entendemos que essas lutas específicas não estão descoladas de nossas lutas gerais. Ela deve estar em nosso cotidiano e na cultura de nossos sindicatos”.
Segundo dados do IBGE, as pessoas com deficiência representam 14,5% da população brasileira, sendo que a maior concentração está nos estados do Nordeste. Porém, no mundo do trabalho, esses números não são conhecidos. Para que a organização desses trabalhadores seja efetiva é preciso conhecê-los, ou seja, saber quantos são, onde estão – na fábrica, no campo etc. -, como vivem, se estão sendo incluídos em seu trabalho, se os empregadores estão cumprindo com os direitos.
Outro avanço importante é a presença da CUT no Conselho Nacional de Pessoas com Deficiência (Conade), espaço em que a Central tem papel de destaque, sendo o único onde ocupa a vice-presidência. A CUT também aderiu à Campanha de Acessibilidade “Siga essa Idéia”, organizada pelo Conade, lançada em 2009. A Central assinou um termo de adesão, visando contribuir para o desenvolvimento de programas de acesso das pessoas com deficiência e divulgar os propósitos. “A CUT é vanguarda nesta luta. Além de ter assento há anos no Conade, a atuação do Coletivo Nacional tem papel de destaque por sua organização e presença em alguns estados” diz Solaney.
Fonte: CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade