Menos metas, mais saúde – Sindicato de Catanduva lança campanha
Bancários reivindicam a promoção de um ambiente de trabalho mais saudável.
Especialistas e a Organização Mundial de Saúde (OMS) definem saúde como estar bem do ponto de vista físico, mental e social. Numa sociedade em que o trabalho é direito e dever, é bem fundamental, e em que o trabalhador despende grande parte de seu tempo na empresa, esse ambiente deve estar voltado a lhe proporcionar saúde. Não vem sendo esta a atitude dos bancos.
Dentre as empresas mais lucrativas, no país e no mundo, os bancos não investem na saúde de seus funcionários. Os mais de 450 mil empregados nas cerca de 19 mil agências bancárias no país sofrem com a pressão pelo cumprimento de metas individuais, muitas vezes cumpridas pela força do medo, sob pena de perder o emprego, num ambiente sem prevenção às doenças ocupacionais.
Se a saúde do trabalhador não é considerada um investimento, já o resultado da venda de produtos converte-se em bônus milionários aos executivos — entre janeiro e setembro de 2009, o Itaú Unibanco pagou R$ 503,6 milhões de remuneração aos diretores, só para se ter um exemplo.
Proposta
Para reverter essa situação, o sindicato procura a negociação com as instituições financeiras, visando a garantir a participação dos trabalhadores na estipulação de metas e que estas sejam de caráter coletivo, definidas por departamentos ou agências. E, ainda, que elas sejam adequadas e reduzidas proporcionalmente nas hipóteses de afastamentos ou ausências e que os bancários que exerçam função de caixa não sejam submetidos ao seu cumprimento.
Ação
Muitas são as denúncias recebidas por assédio moral decorrente da pressão pelo cumprimento de metas. Negociações, protestos, paralisações podem ser ações encetadas pelo sindicato, ultimando-se, em caso de não se resolver, com o recurso à Justiça. Denuncie!
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade