Banco do Brasil: proteção a novos funcionários
Demissões no período de experiência levam Gepes a criar procedimentos para evitar novas falhas na avaliação.
Demissões de bancários ainda no período de experiência ocorridas em agências do Banco do Brasil em São Paulo foram pauta de uma reunião na quinta-feira dia 10 entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a direção da Gestão de Pessoas (Gepes).
As denúncias dão conta de falta de acompanhamento e orientação a esses bancários, o que, para o diretor do Sindicato de São Paulo, Ernesto Izumi, pode ter sido a causa das demissões. Há indícios também de que as dispensas tenham ligação com a política de “venda a qualquer custo”, segundo o dirigente sindical.
O banco negou a possibilidade de reverter as demissões, uma vez que as reclamações dos demitidos sobre deficiências no processo de avaliação teriam chegado à Gepes muito tarde, já no fechamento do processo que resultou nas dispensas. “Apesar disso, garantimos avanços importantes. A Gepes se comprometeu com uma série de procedimentos que vão reduzir a possibilidade de falhas nos processos de avaliação a partir de agora”, disse Ernesto.
Entre esses procedimentos está a criação de um sistema que vai detectar todas as avaliações iniciais que apresentaram baixa pontuação. A Gepes vai então convocar os envolvidos – tanto o novo funcionário quanto o orientador – para estudar formas de reverter o problema. Outro procedimento será pedir aos orientadores para que mantenham um contato constante com os novos funcionários, dando feedbacks sobre os problemas que eventualmente forem detectados. A Gepes ainda garantiu que vai reforçar, durante os cursos dados antes que o novo bancário vá de fato para o dia-a-dia da agência, direitos como receber feedbacks do seu orientador e ter tempo para realizar os cursos previstos.
“Se a Gepes cumprir à risca o que foi combinado, as chances de um novato ser demitido diminuem bastante. Hoje o que verificamos é que a maior parte dos casos de demissão no período de experiência atinge novos funcionários que não foram devidamente orientados sobre como agir dentro do novo universo em que estão inseridos”, diz Ernesto.
Vale-transporte – Na reunião da quinta também foram acertados procedimentos para evitar que os novos funcionários precisem esperar muitos dias para começar a receber o vale-transporte. Hoje, a entrada para o pedido do VT só é feita quando o bancário assume de fato o posto na agência, ou seja, só começa a receber o valor, em alguns casos, com mais de um mês de atraso. “Agora a Gepes vai passar a dar o formulário para ser preenchido logo após a posse, para que a agência vá providenciando os detalhes e o processo seja mais rápido”, afirma Ernesto.
Fonte: SEEB S Paulo
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições no Economus começam 16 de abril; Sindicato apoia Lucas Lima e Rodrigo Leite
- Aposentados da Contraf-CUT realizam encontro nacional para balanço de 2025 e planejamento das ações para 2026
- Sindicato convoca assembleia para eleger delegados para o 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT
- Após divulgação do lucro do Mercantil, COE solicita reunião para esclarecer valores da PLR
- Erro da Caixa altera eleição do CA: votação será retomada na sexta (6) e terá continuidade na segunda-feira (9)
- Lucro contábil da Caixa ultrapassa os R$ 16 bilhões em 2025
- Licença-paternidade de 20 dias é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial
- Comando Nacional dos Bancários define eixos temáticos das conferências estaduais e regionais
- Votação da eleição do CA já começou: vote agora em Fabi Uehara (0001)
- 8 de Março: mulheres contra a violência, fim da escala 6x1 e por representação na política
- Rede do Conhecimento: cursos EAD gratuitos de tira-dúvidas sobre temas bancários começam nesta quarta-feira (4)
- Assembleia elege comissão para condução do processo de eleição da nova direção da Apcef/SP
- Caixa: Aniversariantes de março têm até o dia 31 para fazer a prova de vida na Funcef
- Sindicato recebe candidato da Chapa Cassi para os Associados e reforça importância da participação na eleição da entidade
- Igualdade de Oportunidades: bancárias avançam em pacto com bancos pelo fim da violência de gênero