18/06/2010

Centro de ensino põe mundo do trabalho na teoria

Atividades da Escola Dieese de Ciências do Trabalho devem começar já no início de 2011.

A partir de 2011, quem quiser aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo do trabalho poderá contar com um centro de excelência de ensino especializado no tema. O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) conseguiu no final de maio a liberação do Ministério da Educação para abrir a Escola Dieese de Ciências do Trabalho.

“O Dieese sempre teve vocação para a formação. A maior parte dos líderes ligados hoje à luta dos trabalhadores passou pelas salas de aula do órgão, entre eles o próprio presidente Lula”, diz a dirigente sindical Ana Tércia Sanches, que comanda a Secretaria de Estudos Socioeconômicos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região. “As mais importantes figuras ligadas às vitórias dos trabalhadores brasileiros receberam nas salas de aula do Dieese subsídios fundamentais para direcionar suas caminhadas dentro da política. Isso vai agora se multiplicar com essa iniciativa.”

O Dieese foi fundado em 1955 pelo movimento sindical para desenvolver pesquisas para fundamentar as reivindicações dos trabalhadores e hoje tem o suporte das cinco maiores centrais sindicais do país, sendo reconhecido nacional e internacionalmente.

No início de junho, o governo federal assinou a concessão por dez anos de um imóvel da União na Rua Aurora, no centro de São Paulo, onde funcionará a instituição. Muitos dos detalhes ainda estão para ser definidos, mas sabe-se que o centro de ensino oferecerá cursos de graduação e pós-graduação para o público em geral e disciplinas de especialização para dirigentes sindicais. “A faculdade já nasce interdisciplinar, porque vai unir áreas do conhecimento que normalmente nos cursos superiores ficam separadas, como Direito, Economia, Sociologia, Administração e História, entre outras”, acrescenta Ana Tércia.

A dirigente lembra que as faculdades de economia hoje em dia praticamente não tratam do mundo do trabalho. “É um absurdo ignorar o trabalhador, uma das variáveis mais importantes quando você fala em economia do mundo real”, diz.

Ano que vem – A previsão é de que a primeira turma da Escola Dieese de Ciências do Trabalho comece a estudar em julho de 2011, mas as atividades no local já devem ter início no começo do ano que vem. Ainda não está definido o número de vagas que serão abertas nem se haverá cobrança de mensalidades.

O público alvo da faculdade não será apenas formado por dirigentes sindicais. “Temos, por exemplo, entre os possíveis interessados aquele advogado especializado em Direito do Trabalho que sente falta de um curso onde possa se aprofundar sobre o mundo do trabalho contemporâneo. O fato de o Dieese estar sempre ligado, desde sua origem, ao dia-a-dia do trabalho pela realização freqüente de estudos e pesquisas vai fazer com que a faculdade esteja sempre conectada ao mundo real”.

Fonte: SEEB S Paulo - Danilo Pretti Di Giorgi


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS