Prevenção de assédio moral é desafio na mesa de Saúde do Trabalhador
A Fenaban proíbe que o nome dos denunciados por assédio moral seja divulgado. A cláusula é questionada pelo movimento sindical.
A Contraf-CUT realizou na quinta-feira, 24, nova rodada de negociações da mesa temática de Saúde do Trabalhador com a Fenaban. A reunião retomou a discussão sobre a criação de um Programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, que visa a prevenção do assédio moral e de outras formas de violência psicológica nos bancos.
O debate se concentrou no principal impasse encontrado na negociação até o momento, que é a questão da proibição da divulgação por banco ou sindicato do nome dos denunciados por prática de assédio moral. Proposta pelos bancos, a cláusula é questionada pelo movimento sindical.
A Contraf-CUT defende que os sindicatos devem ter liberdade de, como recurso extremo e sob responsabilidade da entidade, denunciar publicamente um assediador. "Não é nosso objetivo divulgar o nome de ninguém, mas consideramos importante não engessar a ação dos sindicatos", afirma Plínio Pavão, secretário de Saúde da Contraf-CUT.
Foram discutidas formulações para desfazer o impasse, mas não foi possível construir um consenso neste encontro. As partes decidiram marcar uma nova reunião para o mês de julho, com data ainda a ser definida, para dar continuidade aos debates e buscar uma formulação que contemple a todos.
Fonte: Contraf-CUT
MAIS NOTÍCIAS
- Banco do Brasil: trabalhadores esperam respostas na negociação desta sexta-feira (14)
- Dia do Bancário: Sindicato prepara live com sorteio de prêmios e celebração à categoria
- Banco do Brasil não apresenta proposta econômica nem devolutivas e frustra funcionários
- Assembleia na segunda-feira (17) delibera sobre proposta da Fenaban e paralisação no dia 20. Participe!
- Saúde Caixa: Banco insiste em proposta que gera perda de remuneração aos empregados
- Atenção! Bancários têm até 31 de agosto para usufruir da folga assiduidade
- Bancos frustram bancários e não trazem índice de reajuste salarial
- Sem apresentar índice, Fenaban quer dividir a categoria com reajustes diferenciados
- COE e Santander retomam negociação específica nesta quarta-feira (12)
- CEE/Caixa orienta empregados a não responderem consulta sobre migração de função antes da negociação
- Em visita ao Sindicato, deputado Marcolino apresenta projeto pela manutenção das agências e debate desafios da categoria
- Campanha Dia das Crianças Solidário: Sindicato é ponto de coleta para doação de brinquedos e doces. Colabore!
- Santander nega avanços em reivindicações econômicas e avalia demandas sindicais em quarta rodada de negociação
- Em defesa dos empregos e das agências, Sindicato mobiliza bancários e denuncia desmonte do Bradesco
- Chapa Representação de Verdade vence eleição da SantanderPrevi