Bancários realizam a conferência da Regional 3
Sindicatos apresentaram a consulta efetuada junto aos bancários das bases que elencaram as prioridades para a Campanha Nacional.
Os bancários de Araraquara, Barretos e Catanduva se reuniram no último sábado, 26 de junho, para a realização da Conferência da Regional 3. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Bancários de Catanduva (Rua Pernambuco, centro).
Os debates começaram com os trabalhos da mesa sobre análise de conjuntura, feita pelo presidente da FETEC-CUT/SP Luis César de Freitas (Alemão). Alemão destacou principalmente a diferença de postura dos governos anteriores (Collor, Itamar Franco e FHC) em detrimento às políticas sociais desenvolvidas nos oito anos de governo Lula.
Na sequencia, os Sindicatos apresentaram a consulta efetuada junto aos bancários das bases que elencaram as prioridades para a Campanha Nacional:
1. Remuneração direta - aumento real (índice acima da inflação) e PLR maior;
2. Remuneração indireta - auxilio-educação e cesta-alimentação maior;
3. Saúde e condições de trabalho e segurança - combate ao assédio moral e fim das metas abusivas;
4. Emprego - garantia no emprego (ratificação da convenção158 da OIT) e mais contratações;
5. Sistema financeiro - 85% dos bancários das 3 bases pesquisadas se colocaram contrários às privatizações.
“Trabalhar em banco hoje é um suplício. As metas e a pressão estão em níveis insuportáveis. Temos que resolver isto com urgência”, afirma o presidente do Sindicato de Catanduva, Paulo Eduardo Franco.
Para Paulo Franco, “o resultado econômico dos bancos está com lucros altíssimos. Para eles a crise não aconteceu, e eles podem, sim, pagar aumento real no salário do bancário e uma PLR melhor".
Os bancários presentes na Conferência definiram a aprovação, além das prioridades elencadas, o texto-base da FETEC-CUT/SP e indicações para a Conferência Estadual dos Bancários, que será realizada em 17 de julho próximo, em São Paulo.
Entre as indicações mais importante que foram tiradas, está a de que devemos priorizar o tema combate às metas abusivas/fim do assédio moral, colocando este debate no mesmo pé de igualdade com as discussões econômicas da campanha. Outra indicação para a Conferência Estadual foi a de apoiar a continuidade do projeto democrático popular do governo federal em curso e a implantação da mesma linha no governo estadual.
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade