02/07/2010

Executiva Ampliada da FETEC SP aponta estratégias para Campanha Nacional 2010

Reunião com representantes dos sindicatos filiados também aprovou, por unanimidade, o Balanço Financeiro da entidade referente ao exercício de 2009.

Socializar os debates preliminares da Campanha Nacional dos Bancários 2010 foi um dos objetivos da reunião da Executiva da FETEC/CUT-SP, realizada na manhã da quarta-feira (30), com representantes dos sindicatos filiados. Paulo Eduardo B. Franco e Amarildo Davoli, diretores do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, estiveram presentes na reunião.


A partir dos debates realizados nas Conferências das Regionais nos dias 19 e 26 de junho, a Executiva Ampliada apontou para os horizontes possíveis da Campanha Nacional, tendo como intuito colaborar para a construção das estratégias de mobilização da categoria.

Conforme a síntese das discussões, a Campanha Nacional 2010 volta a ter como eixos centrais a luta por emprego, remuneração, sistema financeiro e melhores condições de saúde e trabalho, item este fortemente indicado nas consultas realizadas pelos sindicatos filiados à FETEC/CUT-SP em suas respectivas bases sindicais.

De acordo com os levantamentos, os bancários estão esgotados com o volume de metas abusivas e as práticas de assédio moral. “É, justamente, esse tipo de pressão que gera insatisfação e indignação e, consequentemente, a mobilização necessária para a nossa luta”, afirma o presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Paulo Eduardo B. Franco, presente na reunião.

Outras questões que também afligem os bancários são as atuais incorporação/fusões de bancos, processos de reestruturação como o que vem ocorrendo na Caixa Econômica Federal e a falta de segurança.

Segundo as lideranças sindicais da FETEC/CUT-SP, esses são pontos que merecem ser amplamente trabalhados nesta Campanha Nacional, juntamente com a necessidade da valorização da remuneração, defesa do emprego e por igualdade de oportunidade dentro dos bancos.

O apoio da sociedade é fundamental para cobrarmos que os bancos exerçam seu papel no desenvolvimento da Nação. “Apesar da crise econômica, a qual atingiu o Sistema Financeiro Mundial, no Brasil os bancos seguem alcançando altos lucros, principalmente, os bancos privados, e isso às custas do esforço dos trabalhadores. Por isso, a importância da participação dos bancários na luta pela valorização e ampliação dos direitos”, diz o presidente da FETEC SP, Luiz César de Freitas, o Alemão.

Segundo o dirigente, a categoria bancária é protagonista de importante Convenção Coletiva Nacional, como fruto de muita luta. “Como sempre, o Estado de SP tem uma grande responsabilidade na condução da campanha. Temos de nos prepararmos, desde já, de forma a repetirmos os resultados positivos alcançados nos últimos anos”, sintetiza Alemão.

Balanço aprovado

Antecedendo os debates sobre a Campanha Nacional 2010, a Executiva Ampliada da FETEC aprovou, por unanimidade, o Balanço Financeiro da entidade referente ao exercício de 2009.

“As contas da FETEC SP apontam o quanto a entidade está empenhada por melhores condições de vida para o bancário e por melhorias sociais, com participação efetiva em todas as instâncias cutistas”, contabiliza Sebastião Geraldo Cardozo, secretário de finanças da FETEC SP. “A aprovação por unanimidade é uma demonstração de que os sindicatos filiados aprovam o trabalho da federação cutista, de construir dois importantes projetos, o de categoria para o Estado e de Nação para o Brasil”, conclui Cardozo.

Fonte: FETEC/CUT-SP - Lucimar Cruz Beraldo


SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS