Contraf-CUT retoma negociação contra discriminação nos bancos nesta quinta
Nesta quinta-feira, 8, a Contraf-CUT reúne-se mais uma vez com a Fenaban para nova rodada da mesa temática de Igualdade de Oportunidades, em São Paulo.
O encontro dará continuidade aos debates sobre o combate à discriminação nos bancos. Antes disso, nesta quarta-feira, 7, a Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS) da Contraf-CUT se encontra na sede da confederação para preparar a reunião.
Na rodada anterior, realizada no dia 4 de maio, os bancos apresentaram um balanço dos resultados do plano de ação proposto durante o lançamento do Mapa da Diversidade, em 2009. Na avaliação dos bancários, o combate às discriminações pouco evoluiu nesse período, o que foi corroborado pelos dados das empresas.
A Febraban disse ter dificuldades para avaliar o quadro geral do sistema financeiro em relação à promoção da igualdade. A alegação é que cada banco adota metodologias diferentes ao apurar os dados. Para modificar essa situação, a entidade patronal propôs um cronograma para a unificação dos indicadores. A proposta é que até julho sejam implantados indicadores que permitam mensurar os pontos relevantes para um diagnóstico preciso do quadro atual.
"Nossa expectativa é que possamos participar ativamente dos programas e ações definidas nessa mesa e, principalmente, que eles tragam resultados concretos. Entre eles, trazer soluções para a questão do encarreiramento das mulheres, com ascensão e equiparação salarial, e políticas efetivas de democratização do acesso ao emprego bancário e aumentar a participação da população negra nos bancos, em especial as mulheres negras", afirma Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT. "Os planos de ação divulgados pelos bancos já prevêem esses pontos. Agora, precisamos trabalhar na mesa temática para garantir que eles tragam resultados concretos", defende.
Fonte: CONTRAF/CUT/SP
MAIS NOTÍCIAS
- Com início do recesso no Congresso, movimento sindical bancário projeta para 2026 atuação nas pautas de interesse dos trabalhadores
- Super Caixa: Ainda dá tempo de assinar o abaixo-assinado da campanha Vendeu/Recebeu
- Justiça indefere pedido do Santander contra decisão da Previc sobre retirada de patrocínio
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade