BB: Agências cheias são ruins para clientes e bancários
Filas intermináveis refletem o acúmulo de trabalho e a necessidade de ajustes, principalmente em horários de pico.
A antecipação na migração dos funcionários do Banco do Brasil dentro das tramitações de fusão com a Nossa Caixa causa transtornos aos bancários e também aos clientes. A migração poderia ter ocorrido até novembro, mas foi efetuada já em junho, sem tempo dos funcionários se adaptarem às mudanças operacionais.
O desdobramento é o caos nas agências bancárias, que se agrava a cada dia. Filas intermináveis refletem o acúmulo de trabalho e a necessidade de ajustes, principalmente em horários de pico, em agências de todo o Estado. “Para o banco, as alterações são lógicas, mas internamente afetam funcionários e clientes de maneira negativa”, diz a secretária-geral do Sindicato dos Bancários de S. Paulo e funcionária da Nossa Caixa, Raquel Kacelnikas.
Os próprios bancários estão denunciando o caos. Na quarta-feira 7, o Sindicato recebeu ligações e dirigentes sindicais foram a agências da região central, onde o movimento era intenso. “O funcionalismo deve denunciar agências superlotadas. A sobrecarga de trabalho gera estresse e essa situação se reflete na vida dos clientes. Esses trabalhadores sofreram mudanças em relação aos sistemas e aos procedimentos, estão passando por adaptações e alguns locais precisam ser ajustados. Um exemplo é a agência Clóvis Bevilácqua, que após denúncias, já está sendo readequada para suas necessidades”, explica Raquel.
O modelo de atendimento adotado pelo banco após a fusão é mais um agravante, principalmente em relação ao acesso às agências para clientes de baixa renda, muitas vezes encaminhados para correspondentes bancários e lotéricas.
Impacto nos horários – O acúmulo de trabalho também está fazendo com que muitos funcionários, inclusive gerentes, extrapolem seus horários. Além da denuncia de superlotação, o trabalho fora da jornada também deve ser denunciado ao Sindicato, pois dificilmente o trabalhador conseguirá reverter em folga.
Fonte: SEEB S Paulo - Gisele Coutinho
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