06/10/2025

Outubro Rosa: Informação, prevenção e exames periódicos são armas contra o câncer de mama

O câncer nunca é um assunto fácil de tratar, mas falar sobre o assunto ajuda a aumentar o conhecimento e desmistificar a doença. Esse é o objetivo do Outubro Rosa - movimento internacional para conscientizar sobre importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – tipo que mais acomete as mulheres em todo o mundo. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as estimativas para 2025 apontam cerca de 74 mil novos casos no país.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres, excluindo os de pele não melanoma, e também o que mais mata. Diante deste cenário, as ações de conscientização vêm ganhando força a cada ano, com a divulgação massificada de medidas para detectar precocemente a doença (veja vídeo abaixo).

Como todos os anos, o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região se engaja na luta contra a doença e estimula a realização de consultas médicas e exames periódicos para detecção precoce do câncer de mama, como mamografia e ultrassonografia. 
 
"Temos em em nossa história o engajamento com as lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras e esta é uma luta que vale muito a pena, e que deve acontecer todos os dias. As mulheres têm de lidar com dores, preconceitos e uma mistura de sentimentos para vencer essa doença. Por isso, é tão importante a divulgação de informações sobre a prevenção. Ao nos engajarmos com o debate específico sobre a saúde da mulher, ampliamos os canais de informação para um tema que é tão importante. Durante a Campanha, neste mês especificamente, reforçamos nosso apoio à causa e reforçamos que a prevenção é fundamental, assim como as chances de cura são muito maiores com o diagnóstico precoce", destaca o presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim. 

Se ligue nos sinais

Quando o câncer de mama é diagnosticado em estágios iniciais, as chances de cura são bem maiores, podendo superar 95%.

Alguns sintomas podem indicar alterações que precisam ser investigadas, como: nódulos fixos e geralmente indolores, alterações na pele da mama (como vermelhidão, retração ou aspecto de casca de laranja), mudanças no mamilo, nódulos nas axilas ou pescoço e saída de líquido pelos mamilos. É fundamental procurar o médico para avaliar!

Cuidados como alimentação saudável e atividade física podem reduzir o risco da doença. Outra recomendação é ficaR atenta as mamas. A mamografia de rotina é recomendada para mulheres de 50 a 69 anos.

Confira um vídeo do Inca com mais informações!
Fonte: Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS