16/10/2023
Plenária do Saúde Caixa com sindicatos da Fetec-CUT/SP reúne mais de 200 pessoas
Mais de 200 empregados e empregadas da Caixa participaram da Plenária Estadual do Saúde Caixa promovida pela Fetec-CUT/SP em conjunto com o Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e demais Sindicatos filiados à federação. O encontro contou ainda com a participação de diversos dirigentes sindicais.
Após a abertura da reunião virtual, Leonardo Quadros, representante de São Paulo no GT do Saúde Caixa e presidente da Apcef/SP, realizou uma apresentação da situação do plano aos participantes.
Leonardo atualizou os participantes sobre o andamento das negociações. Ele destacou que a Caixa prossegue insistindo em limitar sua participação no custeio do plano, transferindo totalmente o aumento de custos aos usuários do plano.
"Com esta limitação, a mensalidade dos empregados aumentaria, em média, 85%, excluindo milhares de pessoas, e, na prática, inviabilizando o plano, como aconteceu em outras empresas públicas. O limitador foi aplicado durante o governo Temer, por meio de alteração no estatuto da Caixa, e foi mantido no governo Bolsonaro, mesmo com os protestos dos empregados e posicionamento contrário da representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração", diz Leonardo.
Ana Lúcia, secretária-geral da Fetec-CUT/SP, destacou a importância da participação ativa tanto de empregados da ativa quanto de aposentados na defesa do plano.
"A significativa presença nesta reunião evidencia a necessidade de empregados e dos nossos sindicatos expressarem sua insatisfação com a postura inflexível da Caixa, enquanto discutimos estratégias de mobilização que permitam avanços na nossa luta pelos funcionários da Caixa."
Dia 17: participe da luta em defesa do Saúde Caixa!
Dia de luta, convocado pela Contraf-CUT, pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e demais entidades sindicais, protesta contra a postura intransigente da Caixa, que insiste em empurrar todo o aumento para os empregados e ainda não forneceu aos representantes dos trabalhadores os dados do plano.
"É preciso reforçar nossa união participando de todas as atividades em defesa do Saúde Caixa, pois teremos uma difícil negociação pela frente. Estamos debatendo com a Caixa a melhoria da qualidade do plano, mas a principal discussão é sobre o custeio. Teremos de romper a visão equivocada do banco de que acesso à saúde é despesa. A Caixa não pode adoecer seus empregados em decorrência da falta de condições de trabalho adequadas, do assédio e pressão por metas abusivas, e ainda transferir essa conta para os seus trabalhadores. Nosso plano é uma conquista histórica, é um direito e deve ser parte também da política de valorização dos empregados. Precisamos resistir e a maneira mais efetiva é a mobilização!", reforçou o diretor do Sindicato e também da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony).
Após a abertura da reunião virtual, Leonardo Quadros, representante de São Paulo no GT do Saúde Caixa e presidente da Apcef/SP, realizou uma apresentação da situação do plano aos participantes.
Leonardo atualizou os participantes sobre o andamento das negociações. Ele destacou que a Caixa prossegue insistindo em limitar sua participação no custeio do plano, transferindo totalmente o aumento de custos aos usuários do plano.
"Com esta limitação, a mensalidade dos empregados aumentaria, em média, 85%, excluindo milhares de pessoas, e, na prática, inviabilizando o plano, como aconteceu em outras empresas públicas. O limitador foi aplicado durante o governo Temer, por meio de alteração no estatuto da Caixa, e foi mantido no governo Bolsonaro, mesmo com os protestos dos empregados e posicionamento contrário da representante dos empregados eleita para o Conselho de Administração", diz Leonardo.
Ana Lúcia, secretária-geral da Fetec-CUT/SP, destacou a importância da participação ativa tanto de empregados da ativa quanto de aposentados na defesa do plano.
"A significativa presença nesta reunião evidencia a necessidade de empregados e dos nossos sindicatos expressarem sua insatisfação com a postura inflexível da Caixa, enquanto discutimos estratégias de mobilização que permitam avanços na nossa luta pelos funcionários da Caixa."
Dia 17: participe da luta em defesa do Saúde Caixa!
Dia de luta, convocado pela Contraf-CUT, pelo Sindicato dos Bancários de Catanduva e região e demais entidades sindicais, protesta contra a postura intransigente da Caixa, que insiste em empurrar todo o aumento para os empregados e ainda não forneceu aos representantes dos trabalhadores os dados do plano.
"É preciso reforçar nossa união participando de todas as atividades em defesa do Saúde Caixa, pois teremos uma difícil negociação pela frente. Estamos debatendo com a Caixa a melhoria da qualidade do plano, mas a principal discussão é sobre o custeio. Teremos de romper a visão equivocada do banco de que acesso à saúde é despesa. A Caixa não pode adoecer seus empregados em decorrência da falta de condições de trabalho adequadas, do assédio e pressão por metas abusivas, e ainda transferir essa conta para os seus trabalhadores. Nosso plano é uma conquista histórica, é um direito e deve ser parte também da política de valorização dos empregados. Precisamos resistir e a maneira mais efetiva é a mobilização!", reforçou o diretor do Sindicato e também da Apcef/SP, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony).
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú define reivindicações específicas para 2026
- Sindicato realiza dia 23 Assembleia Virtual da Campanha Nacional 2026
- 41º Conecef aprova plano de lutas e reivindicações das empregadas e empregados da Caixa
- Encontro Nacional do Bradesco aprova pauta de reivindicações e plano de lutas para a Campanha Nacional 2026