06/06/2023
Em Dia Nacional de Luta, Sindicato protesta por condições dignas de trabalho e atendimento no Santander
.jpg)
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região se soma aos trabalhadores do Santander de todo o país, nesta terça-feira (6), Dia Nacional de Luta, numa grande mobilização contra uma série de abusos cometidos pela gestão brasileira do banco espanhol.
Diretores da entidade promoveram um ato público em frente a agência Centro, em Catanduva, para denunciar à população às demissões promovidas pelo banco, o fechamento de agências e a falta de segurança nas unidades de trabalho.
Com faixas e palavras de ordem, o protesto denunciou, ainda, através da distribuição de um informativo, os adoecimentos que acometem os trabalhadores do banco causados pelas metas cada vez mais abusivas e pela sobrecarga de trabalho, decorrente das demissões e da cobrança por resultados.
Diretores da entidade promoveram um ato público em frente a agência Centro, em Catanduva, para denunciar à população às demissões promovidas pelo banco, o fechamento de agências e a falta de segurança nas unidades de trabalho.
Com faixas e palavras de ordem, o protesto denunciou, ainda, através da distribuição de um informativo, os adoecimentos que acometem os trabalhadores do banco causados pelas metas cada vez mais abusivas e pela sobrecarga de trabalho, decorrente das demissões e da cobrança por resultados.
“O desrespeito do Santander não é somente com o trabalhador, mas toda a sociedade brasileira. Até mesmo as práticas antissindicais do banco se tornaram frequentes e o descaso só aumenta. O Santander opera como concessão pública no Brasil, país do qual retira a maior parcela do seu lucro mundial e deve oferecer contrapartidas, como mais agências para promover a inclusão bancária e não contribuir para a já elevada taxa de desemprego no país, com demissões sistemáticas”, destacou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

Durante a atividade, os dirigentes também recolheram assinaturas de clientes e usuários num abaixo-assinado contra o fechamento de agências e pela abertura de novas unidades.



“A gestão do Santander no Brasil aplica uma política muito prejudicial aos funcionários. São medidas que transformam o ambiente de trabalho em um caos. Enquanto arrecada milhões em tarifas e pacotes de serviços, retira vigilantes das agências alegando falta de recursos e empurra a população para o atendimento digital e automatizado. É a priorização dos lucros em detrimento das necessidades dos clientes e da vida de seus funcionários. O banco precisa tomar medidas efetivas, que resultem em melhorias para os trabalhadores, pois tem plenas condições de fazer mais por quem constrói seus lucros bilionários e pelo país”, reforçou o diretor Ricardo Jorge Nassar Jr.
.jpg)
Além das manifestações realizadas pela manhã, o Sindicato também participa no período da tarde de uma mobilização nas redes sociais, a partir das 13h.
“A gente vai para as redes ampliar nossos protestos, dar voz em nível nacional aos bancários, bancárias e a população que sofre com as demissões, fechamento de agências, falta de segurança e uma série de outros abusos cometidos pelo banco. Os clientes não aguentam mais tanto descaso e os trabalhadores, o desrespeito. Bora mudar essa história? Vamos juntos dar o recado: #SeLigaSantander. Vamos deixar clara nossa indignação, pois só a luta nos garante!”, conclamou o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo de M. Freire (Sadam).



SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- 62 anos de luta, conquistas e resistência: a história viva do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região
- Itaú muda regras e aumenta a taxa do crédito imobiliário para funcionários
- Prorrogadas mudanças do programa Teia, da Caixa, para 30 de maio
- Nova NR-1 passa a valer em maio de 2025 com foco em saúde mental e riscos psicossociais
- Lucro do Santander cresce 27,8% no 1º trimestre de 2025
- 1º de Maio foi de luta e também de celebração para os bancários de Catanduva e região
- Senado debate redução da jornada
- Executiva do Goldman Sachs denuncia assédio moral após ser mãe. Saiba como denunciar ao Sindicato!
- CEE/Caixa inicia debate sobre calendário para o 40º Conecef
- 1º de maio: trabalhadores mobilizados por justiça tributária e redução da jornada!
- Contraf-CUT lança linha do tempo de conquistas da categoria bancária
- Movimento sindical consegue suspender por 30 dias demissão de telefonistas na Caixa; negociações continuarão
- Pesquisa mostra piora na saúde mental dos empregados da Caixa em 2024
- Desemprego entre jovens cai pela metade entre 2019 e 2024
- Comando dos Bancários aprova Consulta Nacional à categoria