06/06/2023
Em Dia Nacional de Luta, Sindicato protesta por condições dignas de trabalho e atendimento no Santander
O Sindicato dos Bancários de Catanduva e região se soma aos trabalhadores do Santander de todo o país, nesta terça-feira (6), Dia Nacional de Luta, numa grande mobilização contra uma série de abusos cometidos pela gestão brasileira do banco espanhol.
Diretores da entidade promoveram um ato público em frente a agência Centro, em Catanduva, para denunciar à população às demissões promovidas pelo banco, o fechamento de agências e a falta de segurança nas unidades de trabalho.
Com faixas e palavras de ordem, o protesto denunciou, ainda, através da distribuição de um informativo, os adoecimentos que acometem os trabalhadores do banco causados pelas metas cada vez mais abusivas e pela sobrecarga de trabalho, decorrente das demissões e da cobrança por resultados.
Diretores da entidade promoveram um ato público em frente a agência Centro, em Catanduva, para denunciar à população às demissões promovidas pelo banco, o fechamento de agências e a falta de segurança nas unidades de trabalho.
Com faixas e palavras de ordem, o protesto denunciou, ainda, através da distribuição de um informativo, os adoecimentos que acometem os trabalhadores do banco causados pelas metas cada vez mais abusivas e pela sobrecarga de trabalho, decorrente das demissões e da cobrança por resultados.
“O desrespeito do Santander não é somente com o trabalhador, mas toda a sociedade brasileira. Até mesmo as práticas antissindicais do banco se tornaram frequentes e o descaso só aumenta. O Santander opera como concessão pública no Brasil, país do qual retira a maior parcela do seu lucro mundial e deve oferecer contrapartidas, como mais agências para promover a inclusão bancária e não contribuir para a já elevada taxa de desemprego no país, com demissões sistemáticas”, destacou o diretor do Sindicato, Antônio Júlio Gonçalves Neto.

Durante a atividade, os dirigentes também recolheram assinaturas de clientes e usuários num abaixo-assinado contra o fechamento de agências e pela abertura de novas unidades.


“A gestão do Santander no Brasil aplica uma política muito prejudicial aos funcionários. São medidas que transformam o ambiente de trabalho em um caos. Enquanto arrecada milhões em tarifas e pacotes de serviços, retira vigilantes das agências alegando falta de recursos e empurra a população para o atendimento digital e automatizado. É a priorização dos lucros em detrimento das necessidades dos clientes e da vida de seus funcionários. O banco precisa tomar medidas efetivas, que resultem em melhorias para os trabalhadores, pois tem plenas condições de fazer mais por quem constrói seus lucros bilionários e pelo país”, reforçou o diretor Ricardo Jorge Nassar Jr.
.jpg)
Além das manifestações realizadas pela manhã, o Sindicato também participa no período da tarde de uma mobilização nas redes sociais, a partir das 13h.
“A gente vai para as redes ampliar nossos protestos, dar voz em nível nacional aos bancários, bancárias e a população que sofre com as demissões, fechamento de agências, falta de segurança e uma série de outros abusos cometidos pelo banco. Os clientes não aguentam mais tanto descaso e os trabalhadores, o desrespeito. Bora mudar essa história? Vamos juntos dar o recado: #SeLigaSantander. Vamos deixar clara nossa indignação, pois só a luta nos garante!”, conclamou o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo de M. Freire (Sadam).


SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Contraf-CUT e Sindicatos lançam panfleto didático e interativo de como enfrentar atitudes tóxicas e de violência doméstica
- Apoio ao fim da escala 6×1 cresce e chega a 71% dos brasileiros, diz Datafolha
- Mesmo com mercado de trabalho aquecido, bancos eliminam 8,9 mil postos em 2025; mulheres são mais afetadas
- Eleições da Cassi começam nesta sexta-feira (13); associados podem votar por aplicativo, site e terminais do BB
- Pela vida das mulheres: Sindicato mobiliza agências e reforça combate à violência de gênero
- COE Itaú cobra transparência sobre plano de saúde, questiona fechamento de agências e discute renovação do acordo da CCV
- Eleição para o CA da Caixa terá segundo turno. Apoio do Sindicato é para Fabi Uehara
- Banesprev: vem aí um novo equacionamento de déficit para o Plano II
- Resultado do ACT Saúde Caixa: manutenção de valores de mensalidades do plano em 2025 exigiu aporte de R$ 581 mi da Caixa
- Sindicato denuncia fechamento de agência do Bradesco em Ariranha e cobra responsabilidade social do banco
- Votação para representante dos empregados no CA é retomada. Vote Fabi Uehara!
- Baixe aqui as cartilhas de combate à violência de gênero
- Categoria reconhece força e presença dos sindicatos, aponta pesquisa da FETEC-CUT/SP
- Planejamento da FETEC-CUT/SP debate campanha salarial e cenário político de 2026
- Bancárias foram às ruas no 8 de Março contra o feminicídio e a escala 6x1, por soberania e por mais mulheres na política