15/03/2023
Primeira vice-presidente aprovada na atual gestão foi diretora e vice-presidente de Pedro Guimarães
A primeira vice-presidente escolhida na atual gestão é velha conhecida de parte dos empregados.
Henriete Bernabé foi aprovada pelo Conselho de Administração da Caixa nesta terça-feira, 14 de março, para assumir a vice-presidência de Riscos (Vicor). Empregada de carreira da Caixa há 24 anos, Henriete passou a integrar a direção do banco durante o governo Bolsonaro. Na gestão de Pedro Guimarães, foi dirigente na Vilop, atuando como diretora na DEOPC e, posteriormente, como vice-presidente da área, no período em que a logística e segurança da Caixa passou por processos de reestruturação, afetando os empregados e o atendimento de demandas.
Posteriormente, Henriete assumiu a Vimar, vice-presidência responsável por fundos de governo, como o FCVS, FGTS e DPVAT. No período, os empregados de áreas vinculadas à sua vice-presidência procuraram o movimento sindical para denunciar o risco de prejuízos no resultado consolidado na GDP decorrentes de decisões arbitrárias da administração. Após intervenção dos dirigentes da entidade, foram realizadas mudanças para evitar os impactos.
No mesmo período, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu outras denúncias de trabalhadores vinculados àquela vice-presidência, como o cancelamento unilateral de férias que já estavam acordadas e programadas, com a justificativa de “alta demanda” na Cevat. Após atuação das entidades representativas dos trabalhadores, a situação foi revertida. As reclamações de empregados eram recorrentes, sobretudo queixas de desrespeito à jornada e imposição de metas abusivas, com relatos do uso do teletrabalho como forma de evitar o controle da jornada e seus reflexos, “viabilizando” o atingimento das metas.
Após sair da Vimar, Henriete assumiu a vice-presidência de Habitação (Vihab). Com a saída de Pedro Guimarães após as denúncias de assédio moral e sexual, Henriete foi nomeada interinamente como presidente da Caixa, até a posse de Daniela Marques. Sua saída da Vihab ocorreu em janeiro deste ano.
O Conselho de Administração da Caixa entendeu que a candidata à vice-presidência da Vicor é adequada para assumir o cargo neste momento. O movimento sindical seguirá acompanhando as situações relacionadas às relações trabalhistas, às condições de trabalho dos empregados e fiscalizará a atuação dos dirigentes da empresa, denunciando e cobrando o que for necessário para que os bancários da Caixa tenham condições dignas e que a instituição permaneça executando seu papel como banco público.
Henriete Bernabé foi aprovada pelo Conselho de Administração da Caixa nesta terça-feira, 14 de março, para assumir a vice-presidência de Riscos (Vicor). Empregada de carreira da Caixa há 24 anos, Henriete passou a integrar a direção do banco durante o governo Bolsonaro. Na gestão de Pedro Guimarães, foi dirigente na Vilop, atuando como diretora na DEOPC e, posteriormente, como vice-presidente da área, no período em que a logística e segurança da Caixa passou por processos de reestruturação, afetando os empregados e o atendimento de demandas.
Posteriormente, Henriete assumiu a Vimar, vice-presidência responsável por fundos de governo, como o FCVS, FGTS e DPVAT. No período, os empregados de áreas vinculadas à sua vice-presidência procuraram o movimento sindical para denunciar o risco de prejuízos no resultado consolidado na GDP decorrentes de decisões arbitrárias da administração. Após intervenção dos dirigentes da entidade, foram realizadas mudanças para evitar os impactos.
No mesmo período, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região recebeu outras denúncias de trabalhadores vinculados àquela vice-presidência, como o cancelamento unilateral de férias que já estavam acordadas e programadas, com a justificativa de “alta demanda” na Cevat. Após atuação das entidades representativas dos trabalhadores, a situação foi revertida. As reclamações de empregados eram recorrentes, sobretudo queixas de desrespeito à jornada e imposição de metas abusivas, com relatos do uso do teletrabalho como forma de evitar o controle da jornada e seus reflexos, “viabilizando” o atingimento das metas.
Após sair da Vimar, Henriete assumiu a vice-presidência de Habitação (Vihab). Com a saída de Pedro Guimarães após as denúncias de assédio moral e sexual, Henriete foi nomeada interinamente como presidente da Caixa, até a posse de Daniela Marques. Sua saída da Vihab ocorreu em janeiro deste ano.
O Conselho de Administração da Caixa entendeu que a candidata à vice-presidência da Vicor é adequada para assumir o cargo neste momento. O movimento sindical seguirá acompanhando as situações relacionadas às relações trabalhistas, às condições de trabalho dos empregados e fiscalizará a atuação dos dirigentes da empresa, denunciando e cobrando o que for necessário para que os bancários da Caixa tenham condições dignas e que a instituição permaneça executando seu papel como banco público.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Consulta Nacional dos Bancários 2026 mostra força da categoria e aponta prioridades para a Campanha Nacional
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú define reivindicações específicas para 2026
- Sindicato realiza dia 23 Assembleia Virtual da Campanha Nacional 2026
- 41º Conecef aprova plano de lutas e reivindicações das empregadas e empregados da Caixa
- Encontro Nacional do Bradesco aprova pauta de reivindicações e plano de lutas para a Campanha Nacional 2026