31/10/2022
Sindicato conquista anistia total do banco de horas negativo do Itaú
Todos os trabalhadores do Itaú que não conseguiram compensar as horas negativas até esta segunda-feira (31) terão o banco de horas totalmente anistiado. A conquista foi obtida na última rodada de negociação entre a Comissão de Organização dos Empregados do Itaú e representantes do banco, realizada na última sexta-feira (28).
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Ricardo Jorge Nassar Jr, ressalta que é um grande avanço para os trabalhadores. Após várias negociações com o Itaú, os sindicatos conseguiram garantias neste ponto, que ainda era um pesadelo para muitos empregados do banco.
“O acordo de banco de horas negativas foi necessário para garantir os direitos dos trabalhadores que foram afastados ou colocados em regime de rodízio nas agências, por conta da pandemia de coronavírus. Entretanto, muitos funcionários ficaram devendo horas até mesmo por falta de equipamento para o teletrabalho ou porque estavam doentes, além dos casos de gestantes. É, portanto, a anistia dessas horas faltantes sem prejuízo aos trabalhadores uma conquista muito importante, mais uma vez fruto da mobilização e da força dos trabalhadores organizados em suas entidades representativas”, destacou Nassar.
Assinado em fevereiro de 2021, o instrumento de compensação das horas negativas previa que os bancários teriam um período de 18 meses, a partir do mês de março de 2021, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas negativas. Estes termos seriam revisados a cada três meses, podendo ser prorrogados por mais seis meses, caso os trabalhadores não estivessem conseguindo zerar os seus bancos.
Para Jair Alves, coordenador da COE, foi um ótimo caminho para solucionar um problema tão grande e inesperado. “Este encerramento mostra como este acordo decisivo foi acertado, ao ser negociado num momento muito difícil para a classe trabalhadora e para todo o mundo.”
Todos os membros do COE salientaram como a boa relação que construíram com o departamento do banco foi positiva para os trabalhadores. “Ainda temos muitos pontos pela frente para negociar, como o parcelamento de dívidas, PCR e teletrabalho”, concluiu Jair.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Ricardo Jorge Nassar Jr, ressalta que é um grande avanço para os trabalhadores. Após várias negociações com o Itaú, os sindicatos conseguiram garantias neste ponto, que ainda era um pesadelo para muitos empregados do banco.
“O acordo de banco de horas negativas foi necessário para garantir os direitos dos trabalhadores que foram afastados ou colocados em regime de rodízio nas agências, por conta da pandemia de coronavírus. Entretanto, muitos funcionários ficaram devendo horas até mesmo por falta de equipamento para o teletrabalho ou porque estavam doentes, além dos casos de gestantes. É, portanto, a anistia dessas horas faltantes sem prejuízo aos trabalhadores uma conquista muito importante, mais uma vez fruto da mobilização e da força dos trabalhadores organizados em suas entidades representativas”, destacou Nassar.
Assinado em fevereiro de 2021, o instrumento de compensação das horas negativas previa que os bancários teriam um período de 18 meses, a partir do mês de março de 2021, com o limite de duas horas por dia, para compensar as horas negativas. Estes termos seriam revisados a cada três meses, podendo ser prorrogados por mais seis meses, caso os trabalhadores não estivessem conseguindo zerar os seus bancos.
Para Jair Alves, coordenador da COE, foi um ótimo caminho para solucionar um problema tão grande e inesperado. “Este encerramento mostra como este acordo decisivo foi acertado, ao ser negociado num momento muito difícil para a classe trabalhadora e para todo o mundo.”
Todos os membros do COE salientaram como a boa relação que construíram com o departamento do banco foi positiva para os trabalhadores. “Ainda temos muitos pontos pela frente para negociar, como o parcelamento de dívidas, PCR e teletrabalho”, concluiu Jair.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta
- 28ª Conferência Nacional dos Bancários aprova pauta e define eixos de lutas da Campanha Nacional Unificada
- Pelos bancários e pelo Brasil! Está aberta a 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Conjuntura internacional, guerra tecnológica e desafios do desenvolvimento pautam segundo dia da 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Categoria debate sobre estratégia de comunicação e organização durante 28ª Conferência Nacional dos Bancários
- Lucros recordes do sistema financeiro e endividamento das famílias marcam os desafios da campanha salarial 2026