31/03/2022
BB afrouxa protocolos contra a Covid-19 e coloca em risco funcionários e clientes

A displicência do Banco do Brasil em relação ao cumprimento dos protocolos de segurança contra o Covid-19 e à sanitização das unidades de trabalho tem refletido no aumento de casos de funcionários contaminados na base do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região.
A situação nas agências vem se agravando devido à falta de observância aos protocolos normatizados pelo banco. Segundo relatos dos trabalhadores, quando um funcionário testa positivo para o Covid-19, a sanitização do local tem sido realizada pela própria equipe de limpeza da agência, sem o fechamento da unidade. Os trabalhadores que tiveram contato com o bancário positivado também permanecem trabalhando, sem realizarem a testagem necessária.
“Quando pensávamos estar caminhando para uma situação menos preocupante em relação à pandemia, o Banco do Brasil, com medidas frágeis no combate ao coronavírus, tem transformado suas agências em porta de saída e foco da doença. Ao negligenciar os protocolos, incluindo o uso de EPI’s como barreiras de acrílico nas mesas, e fragilizar o processo de sanitização das unidades contaminadas, coloca em risco não apenas os próprios empregados, como também os clientes e a população. Só a limpeza e desinfecção podem não ser 100% eficazes, já que a sanitização prevê o uso de sanitizantes específicos, que eliminam níveis de componentes microbiológicos”, ressalta o diretor do Sindicato, Luiz Eduardo Campolungo.
Não bastasse, a direção do BB terceiriza para os gestores a responsabilidade sobre o controle da Covid-19. As instruções divulgadas, sem o cumprimento de um protocolo unificado, fazem com que haja interpretações diferentes das medidas a serem tomadas.
“É uma irresponsabilidade da direção do BB deixar a cargo de cada gestor quais medidas devem ser colocadas em ação. Isto cria discrepâncias na solução do problema e abre espaço para o negligenciamento de medidas que ainda se fazem fundamentais para o combate à doença, sobretudo nos bancos que são locais de grande circulação de pessoas, acrescenta Eduardo.
“Não é de hoje que cobramos do Banco do Brasil mais respeito à saúde dos funcionários. É um absurdo a direção do banco priorizar o lucro em detrimento da vida dos trabalhadores. Seguimos acompanhando a situação nas agências de nossa base para que se faça valer o cumprimento dos procedimentos corretos. As irregularidades observadas pelos bancários devem ser denunciadas imediatamente pelo canal Denuncie, em nosso site, ou através do WhatsApp (17) 99259-1987. O sigilo é absoluto!”, completa o diretor.
O Sindicato também reforça aos clientes e à população a importância de manter o uso de máscaras. "A pandemia não acabou e os cuidados não devem ser relaxados. Só assim venceremos a luta contra o coronavírus!"
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- CEE rejeita proposta da Caixa para Promoção por Mérito
- Desemprego no 2º trimestre é 5,4%, o menor já registrado no período
- CEBB cobra valorização da carreira, melhorias nas funções e melhores condições de trabalho em negociação com o Banco do Brasil
- Em resposta ao movimento sindical, Caixa esclarece patrocínio ao atletismo
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Lucro do Santander despenca em meio a demissões, terceirizações e fechamento de agências
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- BB negocia remuneração, plano de carreira e valorização dos funcionários nesta sexta-feira (31)
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- CEE/Caixa debate remuneração e carreira com o banco nesta sexta-feira (31)
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)