11/08/2021
Movimento sindical cobra e Santander proíbe bancários de utilizarem WhatsApp Business
O Santander informou ao movimento sindical que proibiu a utilização do aplicativo WhatsApp Business para tratar de assuntos relacionados ao banco, e que as reuniões institucionais são realizadas via aplicativo Microsoft Teams. A nova diretriz do banco é resultado de cobrança das entidades que, por sua vez, teve origem em denúncias de bancários.
De acordo com estas últimas, os gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco.
O problema, contudo, é que o telefone continuava funcionando mesmo depois do expediente e nos finais de semana. Além disto, a utilização de telefone próprio para tratar de assuntos bancários pode caracterizar infração à Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor recentemente.
Diante da situação, as entidades sindicais cobraram negociação para tratar sobre este e outros temas. Na reunião, os representantes do Santander informaram que está proibida a utilização do aplicativo WhatsApp Business para os bancários tratarem com clientes assuntos relacionados ao banco.
Também informaram que o número de telefone fixo da mesa, que antes era no banco, agora foi transferido o canal do Superlinha, segundo o Santander para facilitar o acesso e atendimento aos clientes via canais digitais.
O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na academia do Santander, para o caso o bancário utilize o aplicativo para conversas com o cliente.
O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na Academia Santander, caso o bancário utilize o aplicativo para conversas com o cliente. O banco também se comprometeu a disponibilizar o guia para o movimento sindical e reorientar funcionários, especialmente gerentes.
"Orientamos que os bancários utilizem apenas os canais institucionais disponibilizados pelo Santander. Caso o gestor continue pressionando para que faça atendimento pelo WhatsApp pessoal, ou para que permaneça utilizando o WhatsApp Business, os bancários devem denunciar ao Sindicato, que irá informar o RH para que reforce a orientação. A identidade do bancário que fizer a denúncia será mantida em sigilo", ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo Campolungo.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
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De acordo com estas últimas, os gerentes do Santander estavam sendo orientados a baixar o WhatsApp Business no celular particular e configurar o aplicativo para atender os clientes com o número comercial do banco.
O problema, contudo, é que o telefone continuava funcionando mesmo depois do expediente e nos finais de semana. Além disto, a utilização de telefone próprio para tratar de assuntos bancários pode caracterizar infração à Lei Geral de Proteção de Dados, que entrou em vigor recentemente.
Diante da situação, as entidades sindicais cobraram negociação para tratar sobre este e outros temas. Na reunião, os representantes do Santander informaram que está proibida a utilização do aplicativo WhatsApp Business para os bancários tratarem com clientes assuntos relacionados ao banco.
Também informaram que o número de telefone fixo da mesa, que antes era no banco, agora foi transferido o canal do Superlinha, segundo o Santander para facilitar o acesso e atendimento aos clientes via canais digitais.
O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na academia do Santander, para o caso o bancário utilize o aplicativo para conversas com o cliente.
O RH disponibilizou um guia com orientações e boas práticas para utilização do WhatsApp, disponível na Academia Santander, caso o bancário utilize o aplicativo para conversas com o cliente. O banco também se comprometeu a disponibilizar o guia para o movimento sindical e reorientar funcionários, especialmente gerentes.
"Orientamos que os bancários utilizem apenas os canais institucionais disponibilizados pelo Santander. Caso o gestor continue pressionando para que faça atendimento pelo WhatsApp pessoal, ou para que permaneça utilizando o WhatsApp Business, os bancários devem denunciar ao Sindicato, que irá informar o RH para que reforce a orientação. A identidade do bancário que fizer a denúncia será mantida em sigilo", ressalta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo Campolungo.
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