13/10/2025
Sindicato participa de curso nacional sobre diversidade e direitos LGBTI+ no mundo do trabalho
O presidente do Sindicato, Roberto Vicentim, participou entre os dias 10 e 12 de outubro em São Paulo, representando a Fetec-CUT/SP, do curso “LGBTI+ no Mundo do Trabalho: Formação para a Atuação – Direitos Humanos para a Atuação Sindical”, promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional dos Direitos LGBTQIA+, em parceria com a CUT e a UNIFESP.
O curso reuniu mais de 100 ativistas e dirigentes sindicais de diversos estados do país, com o objetivo de fortalecer o debate sobre a organização da classe trabalhadora LGBTI+ e promover a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da inclusão no mundo do trabalho.
O curso reuniu mais de 100 ativistas e dirigentes sindicais de diversos estados do país, com o objetivo de fortalecer o debate sobre a organização da classe trabalhadora LGBTI+ e promover a defesa dos direitos humanos, da igualdade e da inclusão no mundo do trabalho.

As discussões abordaram desde as lutas históricas do movimento LGBTI+ dentro do sindicalismo até os desafios atuais para avançar nas pautas de equidade, negociação coletiva e combate à discriminação nos espaços laborais.

Para o presidente Roberto Vicentim, a participação do Sindicato reforça o compromisso permanente da categoria bancária com a defesa dos direitos humanos e da diversidade.

“O movimento sindical bancário tem um histórico de conquistas que ajudaram a transformar o ambiente de trabalho, tornando-o mais justo e humano. Mas sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer para garantir respeito, segurança e igualdade de oportunidades para todas as pessoas, inclusive para os trabalhadores e trabalhadoras LGBTI+. Estar presente nesse curso é reafirmar o papel do Sindicato na construção de um mundo do trabalho verdadeiramente inclusivo e livre de discriminação”, destacou Vicentim.

SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Aposentados bancários e de diversas categorias da CUT participaram da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Brasília
- O caminho do dinheiro: entenda quem se beneficia com o não pagamento das comissões pela venda de produtos na Caixa
- Saiba como será o expediente dos bancos no Natal e no Ano Novo
- CEE cobra mudanças no Super Caixa
- Sindicato realiza entrega de doações arrecadadas para a Campanha Natal Solidário, em parceria com o projeto Semear
- Saiba o que é preciso para a redução de jornada sem redução salarial passar a valer
- COE Santander cobra transparência sobre a reorganização do varejo e respeito à representação sindical
- Caixa: Empregados apresentam reivindicações para Fabi Uehara
- Salário mínimo terá quarto aumento real seguido após superar fase 'menor abandonado'
- Coletivo Nacional de Formação faz balanço do ano e propõe agenda para 2026
- Sindicato apoia a Chapa 2 – Movimento pela Saúde na eleição do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Tentativa de silenciamento ao padre Júlio Lancelotti gera indignação e solidariedade
- Estudo da USP revela que alta de juros aumenta mais o desemprego entre homens negros
- Em reunião na Vice-Presidência de Pessoas da Caixa, movimento sindical apresenta pesquisa de saúde física e mental dos empregados
- Clube terá horário especial de funcionamento neste fim de ano. Confira!