07/07/2021
Acidente de Trabalho: banco Santander dificulta ao máximo a emissão da CAT

Trabalhadores adoentados ou acidentados do Santander têm dificuldades para a emissão da CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho), documento fundamental para o pagamento de benefícios previdenciários e pedidos de indenização por parte do trabalhador.
A última novidade são as várias etapas e travas que o sistema do RH impõe aos trabalhadores afastados. Quem não consegue cadastrar a tempo o atestado no sistema fica com faltas, mesmo que comunique o gestor, e o RH cria obstáculos para fazer a correção.
A solicitação para análise da relação do acidente ou doença decorrente do trabalho deve ser feita no momento do cadastro do atestado, selecionando a opção “atestado relacionado ao trabalho”. O problema é que nem todo trabalhador, no momento que encaminha o atestado ao banco, tem conhecimento e esclarecimento suficiente para fazer a opção correta. E se neste momento ele não optar pela emissão da CAT, não terá mais oportunidade de solicitar análise para RH.
Acidente típico e de trajeto
Outro absurdo é que o RH só investigará e analisará para fins previdenciários os casos de acidentes de trabalho (típico e trajeto) que forem informados ao banco até o 1º dia útil seguinte à data da ocorrência. E não emite a CAT relativa à acidente de trajeto e típico se ela não for solicitada no prazo de 24h após o acidente, alegando os artigos 21 e 22 da Lei 8.213.
Representantes dos funcionários também receberam a informação de que o RH só analisará os pedidos de abertura de CAT quando o médico assistente solicitar a emissão.
E para emitir a CAT, além de ter de requerer a solicitação no momento da entrega do atestado, o trabalhador tem de responder a um questionário em link que receberá em seu e-mail, e que fica disponível somente por 24 horas para preenchimento. Depois disso, o trabalhador não tem mais acesso.
Apenas se o trabalhador conseguir superar todos esses obstáculos, o RH analisará o pedido de abertura de CAT, mas. para a grande maioria dos casos, o Santander nega a emissão.
"Nossa orientação é para que, diante de qualquer dificuldade de acessar o sistema do banco e App, o bancário comunique imediatamente o seu gestor, por WhatsApp ou e-mail. E ele deve guardar esse comunicado, pois será a prova de que ele informou o banco do afastamento ou pedido de emissão de CAT”, explica o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Luiz Eduardo Campolungo.
Problemas também com o exame de retorno
Vários trabalhadores têm procurado as entidades sindicais informando que estão sendo convocados para realizar exame de retorno antes da realização da perícia do INSS e antes do término do prazo de afastamento previsto no atestado médico.
A representação dos trabalhadores enviou carta ao banco em que destaca que tanto este procedimento quanto a não emissão de CAT é ilegal. O movimento sindical reitera ao banco, por carta, que isso é desrespeito à legislação. "Os trabalhadores afastados que não conseguirem a emissão da CAT ou forem convocados indevidamente para o exame de retorno devem procurar o Sindicato", orienta Eduardo.
"A carga de trabalho, a pressão por metas e a falta de funcionários induzem o trabalhador a ignorar a própria condição física ou psicológica para dar resultado e ser útil. O discurso da meritocracia leva os trabalhadores a condições desumanas de trabalho. E as consequências são drásticas. O trabalhador não deve se submeter a esse tratamento e o banco tem que respeitar o atestado médico", ressalta o diretor.
RH não escuta os trabalhadores
É válido destacar, ainda, que o atendimento transferido para o App Santander Pessoas trouxe agilidade em algumas situações e entraves em outras. Com todas as travas impostas, ao invés de facilitar a vida dos trabalhadores, o App tem dificultado, principalmente para os afastados. O Sindicato não é contra o uso da tecnologia, mas o RH também precisa criar um sistema mais amigável, onde se possa fazer correções e disponibilizar canal direto e presencial com os funcionários.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e denuncie. O sigilo é absoluto.
> Você pode entrar em contato diretamente com um de nossos diretores através de seus contatos pessoais. Confira: Roberto Vicentim - (17) 99135-3215, Júlio Trigo - (17) 99191-6750, Antônio Júlio Gonçalves Neto (Tony) - (17) 99141-0844, Sérgio L. De Castro Ribeiro (Chimbica) - (17) 99707-1017, Luiz Eduardo Campolungo - (17) 99136-7822 e Luiz César de Freitas (Alemão) - (11) 99145-5186
> Redes Sociais: nossos canais no Facebook e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa linha de transmissão no WhatsApp. Adicione o número (17) 99259-1987 nos seus contatos e envia uma mensagem informando seu nome, banco e cidade em que trabalha.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Banco Central eleva Selic para 14,75% e reforça aperto econômico à população
- Estudo da Unicamp mostra que quase 21 milhões de trabalhadores estão em sobrejornada
- Prejuízo ao país: Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto na reunião desta quarta-feira (7)
- “Campos Neto na gestão do Nubank é conflito de interesses”, alerta movimento sindical bancário
- 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é aberta em Brasília
- COE Bradesco critica fechamento de unidades em reunião com o banco
- Novo Estatuto mantém teto de 6,5% e escancara descuido da Caixa com a saúde dos empregados
- “Banco Central precisa rever regulação se quiser evitar risco para o sistema”, alertam trabalhadores
- Plano Juventude Negra Viva avança em reunião no Palácio do Planalto, com apoio do movimento sindical bancário
- 62 anos de luta, conquistas e resistência: a história viva do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região
- Itaú muda regras e aumenta a taxa do crédito imobiliário para funcionários
- 5ª CNMA começa hoje (6) com base em caderno de propostas construído pela sociedade civil
- Executiva do Goldman Sachs denuncia assédio moral após ser mãe. Saiba como denunciar ao Sindicato!
- Lucro do Santander cresce 27,8% no 1º trimestre de 2025
- Nova NR-1 passa a valer em maio de 2025 com foco em saúde mental e riscos psicossociais