31/03/2021

Golpe Militar de 64: nada a comemorar! Ditadura nunca mais; Democracia sempre!



Neste 31 de março de 2021, completam-se 57 anos do golpe militar de 1964, que deu início a uma longa e tenebrosa noite de 21 anos. Foram anos de graves violações de direitos humanos, mortes, torturas, desaparecimentos, execuções, exílio, censura e humilhações contra os brasileiros.

Na madrugada de 31 de março de 1964 o general Olímpio Mourão Filho, da 4ª Região Militar em Juiz de Fora (MG), deu início à marcha com a missão de destituir o presidente da República João Goulart. Com o apoio de parte da sociedade civil (empresariado e igreja, por exemplo), empenhada em barrar o “comunismo”, começava ali um dos mais tristes capítulos da história do Brasil, que resultou em torturas, mortes e o desaparecimento de centenas de pessoas.

Um capítulo que nem mesmo a Comissão da Verdade Nacional, empenhada em resgatar a história e punir os culpados conseguiu reescrever com justiça, apesar de alguns avanços. 

No momento em que completamos 57 anos deste vergonhoso episódio da nossa história, forças retrógradas buscam negar os fatos passados através de um revisionismo histórico. Temos um governante que explicitamente defende a tortura e celebra figuras de torturadores, além de estimular a comemoração de data tão terrível para qualquer ser civilizado.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região, Roberto Carlos Vicentim, alerta que 57 anos depois o Brasil tem na presidência, eleito por via direta, um homem que apoia a tortura e defende as atrocidades cometidas por esse mesmo golpe. Um homem que, na gravíssima conjuntura presente, quando pela primeira vez a sociedade enfrenta uma pandemia, manda para as ruas os trabalhadores, não importando se vão morrer ou contagiar familiares e amigos.

"É, talvez, um outro tipo de tortura, já que ao mesmo tempo em que envia os brasileiros para o contágio promove cortes de direitos e salários, reluta em aprovar auxílios decentes no período, na contramão do mundo, e prega a desinformação e a truculência como regra básica de conduta. Bolsonaro, mais uma vez testa os limites do seu cargo e os limites das instituições democráticas. É fundamental que os trabalhadores defendam o Estado de direito. O golpe não é contra um partido político. O golpe é contra todos os trabalhadores e cidadãos do país. A comemoração do golpe militar que matou tantas pessoas e torturou tantas outras é inadmissível. Uma população não pode fazer a defesa de uma tortura e da violência na sociedade. Portanto, uma contundente resposta faz-se urgente e necessária para a defesa da Democracia e para barrar os planos do atual Presidente de impor um regime autoritário e repressivo.


#DitaduraNuncaMais 
#TorturaNuncaMais


Confira abaixo alguns filmes que retratam momentos de terror, os impactos do golpe de 1964 ao Brasil e a importância da defesa da democracia.

"O dia que durou 21 anos"
https://t.co/3nVc2kv150

"Cidadão Boilesen"
https://t.co/YRbWGLxOcx 

"Dossiê Jango"
https://t.co/NwYKbv0VuS

"Jango"
https://t.co/a7L8DHZQWK

"Marighella"
https://t.co/NnpHmgJelZ 

"Vlado"
https://t.co/wrHUgqksja 

"Hércules 56"
https://t.co/CYxrVD4WkR 

"1964: um Golpe contra o Brasil"
https://bitlybr.com/c76x49
Fonte: Seeb Catanduva.?om informações da PUC-RIO

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS