01/03/2021
Sindicato amplia mobilização e busca apoio do legislativo contra a reestruturação do BB
.jpg)
Vereadora Taise Braz (PT), durante a sessão que aprovou moção de apelo ao presidente do BB,
André Guilherme Brandão, solicitando a revogação da normativa de reestruturação do banco público
(Foto: Divulgação)
A agenda de mobilizações do Sindicato dos Bancários de Catanduva e região em defensa do Banco do Brasil e de seus funcionários ganhou também a adesão de parlamentares municipais. O presidente do Sindicato, Roberto Carlos Vicentim, esteve reunido na última semana com a vereadora Taise Braz (PT) em busca de apoio e parceria na luta contra a demissão de 5 mil trabalhadores e o fechamento de 361 unidades - entre elas a agência localizada à Rua 7 de Setembro, em Catanduva, que resultará na precarização do atendimento e no acesso ao crédito para a população do município.
“Estamos buscando todos os apoios para barrarmos essas medidas que afetarão não só o funcionalismo do BB, mas todos os clientes, usuários e a sociedade em geral. Além de gerar empregos, o Banco do Brasil é uma instituição pública que tem um papel histórico no desenvolvimento econômico do país, realizando operações e chegando a lugares que os bancos privados não têm interesse em atuar”, ressalta Vicentim.
Frente ao apelo do Sindicato, a vereadora Taise Braz (PT) apresentou moção de apelo ao presidente do banco público, André Guilherme Brandão, solicitando que revogue a normativa de reestruturação da rede bancária. A medida foi aprovada na última sessão ordinária, no dia 26 de fevereiro.
“Vivemos uma crise sem precedentes na história contemporânea, causada pelo aprofundamento da pandemia da Covid-19 e, com ela o fechamento de inúmeras empresas em nosso país. Uma medida como esta certamente levará um grande número de famílias a redobrar seu sacrifício, visto que o mercado de trabalho não consegue absorver nem mesmo a mão de obra ociosa neste momento de crise”, apontou a vereadora.
“O Sindicato agradece o empenho da vereadora em encaminhar a moção, bem como aos vereadores da cidade que apoiaram esta medida em apoio a luta contra o desmonte do BB, estratégia de sucateamento promovida pelo governo federal visando à privatização do patrimônio do povo brasileiro. Destruir o banco que financia 70% da produção de alimentos, possibilitando menor custo aos agricultores, trará impactos irreversíveis para a economia e às famílias brasileiras. Demitir milhares de trabalhadores diretamente e outros tantos indiretamente é um empurrão a mais para o caos social e econômico já instaurado no país. Toda ajuda para evitar a destruição do BB é muito bem-vinda e de grande valor”, agradeceu Vicentim.
Várias atividades vêm sendo realizadas pelo Sindicato desde que foram anunciadas as medidas de reestruturação, no dia 11 de janeiro. Paralisações, reuniões com funcionários, panfletagens, ações judiciais, atos públicos e tuitaços fazem parte das ações de mobilização do Sindicato contra o desmonte do banco público.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Negociações sobre ACT do Saúde Caixa começam ainda neste mês
- Últimos dias para bancários e bancárias se inscreverem no 2º Festival de Música Autoral da Contraf-CUT
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
- Sindicato participa da 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
- Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
- Plebiscito Popular 2025: Sindicato incentiva a participação da categoria no levantamento
- Saúde Caixa: Comitês de credenciamento e descredenciamentos serão instalados a partir desta quarta-feira (2)
- Movimento sindical cobra dos bancos compromisso com saúde mental dos trabalhadores
- TST reafirma direito à jornada reduzida para empregados públicos com filhos com TEA
- Funcef: você sabe o que acontece se a meta atuarial não for alcançada?
- Associado, prepare-se para as certificações Anbima: confira o calendário do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento para julho
- STF amplia responsabilização das plataformas em conteúdos ilícitos na internet
- Plebiscito Popular 2025 mobiliza o país pelo fim da escala 6x1