22/06/2020
A realidade cada vez mais difícil dos empregados PCDs na Caixa Econômica

A situação dos trabalhadores com deficiência (PCDs) está cada vez mais difícil. O discurso do banco inclusivo não se alinha com a realidade sofrida pelos trabalhadores. Falta respeito, oportunidades e uma cultura organizacional inclusiva.
A Lei de Cotas Nº 8.213, estabelecida em julho de 1991, determina que as empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de 2 a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas com deficiência. Apesar disso, no ano passado, apenas 1,75% dos empregados da Caixa eram PCDs.
Após ter sido obrigado judicialmente, em ação do Ministério Público, a Caixa convocou os PCDs aprovados do concurso de 2014, mas logo em seguida começou a demitir os empregados arbitrariamente ainda no período de experiência estabelecido pela lei.
Uma recente reportagem publicada no portal “Diversificou”, apresenta relatos de diversos trabalhadores que passaram por constrangimentos, discriminações e até mesmo violência física, antes de serem demitidos. O ex-funcionário Marcelo Oliveira (nome fictício), de 43 anos, conta que os colegas eram grosseiros, o xingavam de “gordo” e o constrangiam na frente de clientes, chegando até a ser agredido com um tapa na nuca em uma agência no Rio Grande do Sul.
Os que continuam trabalhando mesmo sem treinamento e estrutura adequada, enfrentam mais um desafio: a falta do Saúde Caixa. Atualmente são quase 2 mil funcionários nessa situação, lidando com o risco de serem contaminados pelo coronavírus e sem um plano de saúde adequado para atender suas necessidades. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que não tem Saúde Caixa, achou razoável comparar sua situação com a dos trabalhadores sem o plano. Em pronunciamento feito no mês de maio , Guimarães zombou dos novos empregados ao dizer que “nem ele tem plano de saúde pela Caixa”.
O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, considerou inaceitável a Caixa deixar os trabalhadores sem o Saúde Caixa, principalmente neste momento de pandemia. “Os trabalhadores continuam sem o Saúde Caixa nesse momento gravíssimo onde ter um plano de saúde representa a vida. Infelizmente a Caixa não teve sensibilidade para incluí-los", afirmou.
A forma com que a Caixa lida com esses funcionários é simplesmente inaceitável. São pessoas que sonharam com esse emprego, passaram no concurso e agora estão sendo humilhadas por causa de suas condições.
O movimento sindical já denunciou a Caixa junto ao Ministério Público do Trabalho por causa das demissões ainda em período probatório, mas diante da pandemia, o órgão suspendeu o inquérito por 60 dias. Recentemente, as entidades representativas também encaminharam um ofício ao banco para exigir a imediata inclusão dos seus trabalhadores no plano de saúde dos empregados da Caixa.
“Empregados ativos, aposentados, pensionistas e dependentes, todos sabemos a relevância dessa assistência e não vamos renunciar a isso. A assistência à saúde permite que o trabalhador da Caixa possa cuidar da sua saúde e de sua família. Lutamos para que o Saúde Caixa permaneça como um direito e inclua todos os empregados, independente da data de contratação”, reforça o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil