16/06/2020
Pandemia: Sindicato denuncia medidas arbitrarias adotadas pelo banco Santander

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região se uniu, nesta terça-feira (16), às demais entidades representativas de todo o Brasil para denunciar as arbitrariedades do banco Santander em plena pandemia.
As manifestações ocorreram de maneira virtual, seguindo os protocolos orientados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a disseminação e o contágio da Covid-19.
Às 12 horas, o Sindicato participou de um tuitaço nacional, com a hashtag #SantanderRespeiteOBrasil, e realizou também em seus perfis nas demais redes sociais (Facebook e Instagram) ações reivindicando respeito aos seus funcionários e clientes.
A irresponsabilidade do banco parece não ter limites. Mesmo durante a maior crise sanitária já enfrentada pelo país, bancários do Santander estão sujeitos a metas abusivas e quem não as cumpre é demitido.
As demissões, que tem ocorrido em diversas regiões do país, afetaram também à base do Sindicato. Nesta semana houve um desligamento, mesmo o banco tendo assumido o compromisso público de não demissão durante a pandemia. "Não existe compromisso do banco nem com os bancários, nem com a sociedade. Se o Santander não está realizando cortes nos outros países onde opera, queremos o mesmo tratamento no Brasil. Reivindicamos que a negociação e os acordos firmados com os representantes dos trabalhadores sejam respeitados, já que toda medida que vá impactar na vida dos bancários precisa ser discutida com seus representantes", afirma Roberto Carlos Vicentim, presidente do Sindicato.
Não bastasse o assédio moral e a cobrança abusiva de metas, o Santander, em algumas localidades do país, não tem afastado todos os trabalhadores que tiveram contato direto com funcionários infectados e ainda demora para sanitizar ou não realiza a higienização nestes ambientes. O problema é que o banco tem ignorado os assintomáticos e também não tem agido para prevenir o contágio, o que é seu dever.
O Sindicato já havia denunciado anteriormente as práticas abusivas do banco à Superintendência Regional e volta a reivindicar respeito, fim das demissões, garantia de segurança e da saúde física e emocional dos bancários.
“O banco tem agido como se nada estivesse acontecendo no país. Mas, estamos vivendo uma pandemia que já matou mais de 36 mil brasileiros. Diante da gravidade da situação, na qual as pessoas são obrigadas a se isolar em suas casas para que protejam a sua saúde e a da população, as cobranças de alguns dos gestores do Santander são, no mínimo, desumanas. O banco tem o dever de tratar seus funcionários com respeito e honrar os compromissos assumidos em mesa de negociação com a Fenaban. #SantanderRespeiteOBrasil”, reitera Vicentim.
Confira alguns dos tuítes publicados pelo Sindicato:
.png)
.png)
.png)
.png)
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- SuperCaixa, problemas no VPN e Saúde Caixa foram pauta em reunião com a Caixa
- Ataque cibernético sofisticado coloca em xeque a credibilidade do sistema financeiro
- Conferência nacional marca novo momento de escuta e valorização de aposentadas e aposentados do ramo financeiro
- Plebiscito Popular 2025: Sindicato incentiva a participação da categoria no levantamento
- Sindicato participa da 1ª Conferência Nacional de Aposentadas e Aposentados do Ramo Financeiro
- Abertas as inscrições para a Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro
- Funcef: você sabe o que acontece se a meta atuarial não for alcançada?
- TST reafirma direito à jornada reduzida para empregados públicos com filhos com TEA
- Movimento sindical cobra dos bancos compromisso com saúde mental dos trabalhadores
- Saúde Caixa: Comitês de credenciamento e descredenciamentos serão instalados a partir desta quarta-feira (2)
- FETEC-CUT/SP aprova propostas para a 1ª Conferência Nacional dos Bancários Aposentados
- Plebiscito Popular 2025 mobiliza o país pelo fim da escala 6x1
- Desemprego recua para 6,2%, CLT e rendimento batem novos recordes, diz IBGE
- STF amplia responsabilização das plataformas em conteúdos ilícitos na internet
- Assoicado, prepare-se para as certificações Anbima: confira o calendário do tira-dúvidas da Rede do Conhecimento para julho