21/05/2020
Caixa orienta que empregados tirem fotos de clientes para identificação com CTPS antiga

As ditas orientações da direção da empresa para que os empregados realizem o pagamento do Auxílio Emergencial mostram o descolamento da realidade, o tratamento desrespeitoso com os empregados e o improviso que marcam as medidas da direção. Agora, para identificar os clientes que possuem apenas a CTPS no modelo antigo, os empregados foram orientados a fotografar os clientes.
A medida tem problemas sanitários. A imagem deve conter o cliente segurando a CTPS aberta na folha de identificação mais o MO preenchido e assinado e a pessoa deve estar sem a máscara, contrariando orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o que coloca a saúde dos empregados em risco.
A medida também tem problemas logísticos e legais. Os arquivos devem ser salvos ou impressos e preservados para identificação do cliente em uma eventual contestação, mas o banco público não fornece equipamentos para tirar fotos e nem para guarda adequada das imagens, deixando subentendido que o empregado deveria usar seu próprio telefone celular.
Em mais um processo cheio de insegurança, a direção do banco tenta empurrar a responsabilidade para o empregado no caso de possíveis erros no pagamento do Auxílio Emergencial. A medida, que certamente aumentará o passivo trabalhista da Caixa, será questionada pela Comissão Executiva do Empregados, que representa o Sindicato nas negociações, à direção do banco.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- Aprovada na Câmara, licença-paternidade de 20 dias é conquista histórica dos bancários
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Lucro do Itaú chega a R$ 34 bilhões enquanto milhares são demitidos
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil