08/05/2020
Ministério Público do Trabalho suspende inquérito sobre PCD’s demitidos por 60 dias

Diante da pandemia do COVID-19, o Ministério Público do Trabalho (MPT) suspendeu por 60 dias o inquérito que apura a denúncia contra a Caixa relativa as demissões discriminatórias de pessoas com deficiência (PCD’s) em período de experiência.
O órgão justifica que por causa da pandemia, as atividades de reuniões e audiências presenciais ficaram impossibilitadas.
A contratação dos PDCs se deu após o banco ter sido obrigado judicialmente a se adequar à Lei de Cotas, em ação do Ministério Público em que o Sindicato é representado pela Contraf-CUT. A Caixa se viu obrigada a convocar os PCDs aprovados do concurso de 2014, mas não se preparou para recebê-los e integrá-los aos demais.
Em novembro de 2019, o movimento sindical apresentou denúncia após receber relatos de que a Caixa não ofereceu condições mínimas de acessibilidade aos trabalhadores que possuem deficiência, impossibilitando a adequada prestação de serviço e, por consequência, ocasionando as demissões.
Em fevereiro desse ano, a Diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, e a Diretora da Contraf CUT, Fabiana Uehara, compareceram ao Ministério Público do Trabalho para tratar da denúncia e passou à procuradoria algumas das principais ocorrências relatadas pelos trabalhadores que procuraram a Federação para pedir ajuda.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Novas regras do VA e VR ampliam opções de uso; bancários têm benefícios acima da média nacional
- Santander: Assembleia virtual nesta sexta-feira (6) delibera sobre ACT e Acordo de PPRS
- Saúde Caixa começa a compartilhar rede credenciada com a Cassi nesta quarta-feira (4)
- Copom decide nesta quarta-feira (4) se reduz ou mantém Selic em 13,75% ao ano
- Sindicato entrega mais de 200 kg de alimentos ao projeto social Prateleira Solidária
- Festa dos Bancários 2026 reúne categoria em dia de confraternização, premiações e solidariedade
- COE cobra avanços do Bradesco em PPR, banco de horas e condições de trabalho
- Brasil bate recorde de pessoas com trabalho desde 2012
- A eleição acabou, mas a participação continua: saiba quem e pelo que cobrar
- Santander lucra R$ 9,7 bilhões, mas fecha quase 6 mil postos de trabalho
- Negociação da Cassi avança com proposta de aporte de R$ 2,288 bilhões
- Em assembleia, bancários do Mercantil aprovam renovação do acordo de PLR
- Mercantil antecipa pagamento da 13ª cesta-alimentação para esta sexta (30)
- Consumo de alimentos cresce após proibição das bets no país, diz Abras
- INSS alerta para golpes que usam informação falsa sobre biometria