13/04/2020

Auxílio emergencial: não vá para a agência da Caixa Econômica Federal sem necessidade



Desde a terça-feira passada (7), quando começou o cadastro dos trabalhadores que têm direito a receber o auxílio emergencial do governo federal que varia de R$ 600 a R$ 1,2 mil durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as agências da Caixa têm registrado grandes filas de pessoas do lado de fora principalmente em busca de informações sobre o cadastro para a retirada do benefício. O Sindicato orienta que há outros canais disponíveis para se cadastrar, além de uma central de atendimento telefônico (111) para dúvidas. E acrescenta que as pessoas devem procurar as agências da Caixa somente em casos de necessidade.

Mesmo a Caixa tendo anunciado um aplicativo (‘Caixa Auxílio Emergencial’, que pode ser baixado para celulares Android aqui e para celulares IOS/Apple aqui) gratuito e um hotsite para o cadastro, as pessoas têm procurado as agências para fazê-lo. Muitas, inclusive, saem de casa para ir ao banco tirar dúvidas, que podem ser sanadas por uma central de atendimento telefônico. Basta ligar 111. É importante ressaltar que o cadastro para o auxílio emergencial dos trabalhadores que têm direito não é feito na agência, mas sim somente por meios eletrônicos. Quem não conseguir fazê-lo pode pedir ajuda a algum parente ou conhecido para se cadastrar. É importante divulgar as informações corretas a fim de evitar das pessoas irem até as agências sem necessidade.
 
Agências Lotadas

É válido lembrar que a Contraf-CUT, representando o Sindicato, já reivindicou à direção da Caixa, entre outras medidas, que os atendimentos nas agências sejam suspensos até a normalização e regulamentação da concessão dos pagamentos do auxílio, à exceção de situações emergenciais.

Este momento de pandemia é para as pessoas ficarem em casa, a fim de evitar o contágio e preservar a saúde e a segurança não só dos bancários, mas de toda a população. Nos últimos dias, as agências têm estado muito lotadas, e os empregados da Caixa estão bastante preocupados. O movimento sindical reivindica que, neste período, sejam realizados nas agências apenas atendimentos presenciais de casos emergenciais.

“Estamos nos empenhando em buscar medidas que preservem, sobretudo, a saúde e segurança de todos. O período de isolamento social é necessário justamente para evitar o contato com as pessoas, e assim interromper a transmissão do Covid-19. É de fundamental importância que todos colaborem na contenção desta pandemia. Aqueles que dispõem da possibilidade de fazer quarentena, ressaltamos que só circulem em ambientes públicos em casos de extrema necessidade. Ir às agências físicas acaba por colocar em risco a saúde do próprio cliente, de outros clientes e dos trabalhadores bancários. Utilizem os canais digitais", reforça o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
Fonte: Seeb SP, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS