07/04/2020

Saiba como solicitar os R$ 600. Faça seu cadastro pelo site da Caixa ou pelo aplicativo



Já é possível solicitar o benefício emergencial de R$ 600. Trabalhadores informais e autônomos – que não estão incluídos no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal – podem baixar o aplicativo ou acessar o site da Caixa.

Ao acessar o sistema, o brasileiro vai concordar que cumpre os pré-requisitos para receber o benefício e inserir alguns dados pessoais. Após esse processo, a Caixa terá cinco (5) dias úteis para analisar o cadastro. Somente depois o benefício será liberado ou negado.

Os links oficiais são:

Link para requerimento do benefício:
https://auxilio.caixa.gov.br

Aplicativo para IOS:
https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Aplicativo Android:
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Informações sobre o benefício:
http://www.caixa.gov.br/auxilio/PAGINAS/DEFAULT2.ASPX

Pagamento de auxílio será dividido em três grandes grupos

O pagamento do auxílio emergencial a trabalhadores informais será dividido em três grandes grupos. O anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta terça-feira (7), da qual participaram Onyx Lorenzoni, ministro da Cidadania, Pedro Guimarães, da Caixa Econômica Federal e Gustavo Canuto, que comanda a Dataprev.

O anúncio era esperado para segunda-feira (6), mas ocorreu apenas na manhã de hoje. Mais informações técnicas devem ser dadas pela Caixa Econômica Federal às 15h.

O trio anunciou o lançamento de plataformas para a população efetuar o cadastro para solicitação do auxílio. Segundo Lorenzoni, antes mesmo da coletiva, 600 mil pessoas já haviam enviado informações por site ou pelo aplicativo.

Quem está no Cadastro Único e é beneficiário do Bolsa Família receberá o auxílio emergencial conforme o cronograma habitual de pagamentos do programa.

Para quem já está no Cadastro Único mas não é beneficiário do Bolsa Família, a expectativa é que a primeira parcela – de três – seja paga a partir desta quinta-feira (9).

Para os novos cadastrados, que se utilizaram das novas plataformas, o governo anunciou a tentativa de encurtar ao máximo o prazo pra o primeiro pagamento. No site lançado, entretanto, o prazo máximo de resposta à solicitação é de cinco dias, o que ultrapassa a quinta-feira.

Uma estimativa apresentada aponta o dia 14 como data possível para o início dos repasses aos novos cadastrados.

A segunda parcela será paga entre os dias 27 e 29 de abril, de acordo com a data de aniversário do cadastrado. A terceira e última, a partir do dia 26 de maio, com o mesmo critério.

Para viabilizar o cadastro e os pagamentos, o governo anunciou também acordos com operadoras de telefonia e a criação automática de milhões de contas digitais na Caixa Econômica Federal.

Passo a passo para solicitar o auxílio emergencial:

Clique em “realize sua solicitação” para iniciar o seu cadastro. Caso já tenho feito a operação e quer acompanhar o processo, é só clicar em “acompanhe sua solicitação”.

Leia com atenção todos os pré-requisitos e veja se você e sua família se encaixam em todos eles.
 

Marque as alternativas “declaro que li e tenho ciência que me enquadro em todas as condições acima” e “autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima”. Depois, é só clicar em “tenho os requisitos, quero continuar”.
 

 
A partir desta tela, a Caixa irá solicitar seus dados pessoais. Também será preciso inserir algumas informações sobre sua família e sua renda.
 

Após o preenchimento de todas as informações, é só enviar a solicitação. A Caixa terá até 5 dias úteis para analisar o pedido. Acompanhe o andamento do seu pedido pelo site ou aplicativo onde foi realizado o cadastro.
 

 
Fonte: Reconta Aí

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS