27/03/2020
Governo publica decreto que altera serviços essenciais e autoriza abertura de lotéricas

O governo publicou na quinta-feira (26) o decreto 10.292 que alterou a lista de serviços essenciais oferecidos durante o isolamento por causa do novo coronavírus (Covid-19), inclusive aqueles incisos que tratam dos serviços dos bancos e das casas lotéricas.
Os novos incisos não deixam claro quais serviços essenciais devem ser oferecidos pelos bancos, o que deve alterar a forma como os banqueiros estão lidando com a pandemia até agora.
Também foi autorizada a abertura das casas lotéricas. Com isso, os decretos estaduais e municipais que determinavam o fechamento destes estabelecimentos perde força e cerca de 2 mil lotéricas que estavam fechadas poderão reabrir.
Banco do Brasil – O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, já fez comentários críticos ao isolamento social, na mesma linha que o presidente Jair Bolsonaro. Em mensagem em um grupo de WhatsApp, Novaes disse que vida não tem “valor infinito”. “Muita bobagem é feita e dita, inclusive por economistas, por julgarem que a vida tem valor infinito. O vírus tem que ser balanceado com a atividade econômica”. Só esqueceu de dizer quais vidas não têm valor.
Decreto 10.292 – O decreto alterou o inciso XX do § 1º do art. 3º cuja antiga redação era:
XX – compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras;
Agora passa a ser:
XX – serviços de pagamento, de crédito e de saque e aporte prestados pelas instituições supervisionadas pelo Banco Central do Brasil;
Também houve alteração no inciso XXV que tinha a seguinte redação:
XXV – transporte de numerário;
E agora passa a ser:
XXV – produção e distribuição de numerário à população e manutenção da infraestrutura tecnológica do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro.
"Os protocolos e medidas protetivas adotadas pela Caixa, construídos mediante reivindicação das entidades representativas dos trabalhadores trouxeram avanços na proteção dos empregados, terceirizados e a população e podem garantir que o atendimento realmente essencial não entre em colapso até o fim da pandemia de coronavírus. Permanecemos atentos e esperamos que o banco respeite os trabalhadores, suas vidas e saúde. Seguimos acompanhando todas as ações que visam à garantia de condições dignas de trabalho para o empregado e condições sanitárias os clientes", ressaltou o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Itaú apresenta avanços em resposta às reivindicações do GT Saúde
- Sindicato denuncia fechamento da agência do Bradesco em Pindorama
- BB lança protocolo de apoio a bancárias vítimas de violência doméstica
- Negros seguem como principais vítimas da violência no Brasil, mostra Anuário de Segurança 2025
- Segundo Dieese, altas rendas não contribuem sequer com 10% da alíquota do IR
- Encontro Nacional dos Funcionários do Santander debaterá cenário econômico, perspectivas do sistema financeiro e plano de luta da categoria
- Delegados aprovam Plano de Lutas na 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP
- CEE cobra e Caixa garante que reestruturação não trará perdas financeiras
- Impactos da digitalização no mercado financeiro foi tema de encontro da UNI América Finanças
- Negociações sobre custeio do plano associados da Cassi avançam, mas ainda sem acordo
- 27ª Conferência Estadual da FETEC-CUT/SP reafirma defesa da soberania e dos empregos frente à IA
- Recorte da Consulta Nacional revela falta de comprometimento dos bancos com igualdade de oportunidades
- Bancários rejeitam pejotização irrestrita e defendem contratação via CLT
- Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco acontece em 22 de agosto em São Paulo
- Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Itaú-Unibanco discutirá impactos da inteligência artificial e condições de trabalho