28/02/2020

Entrega do Imposto de Renda começa dia 2 de março; Saiba o que é preciso para declarar



Está chegando o momento de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2020. A entrega começa no dia 2 de março e termina em 30 de abril, e a Receita Federal já disponibilizou o download do programa (clique aqui para baixar).

Quanto mais cedo você se organizar para preencher a declaração, mais cedo receberá a restituição. Neste ano, o processo é obrigatório para quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis em 2019.

Antes de fazer a declaração, você precisa reunir documentos como a declaração anterior (o número do IRPF 2019), o CPF dos dependentes de qualquer idade (até o ano passado, a obrigatoriedade se limitava aos dependentes a partir de 12 anos), informes de rendimentos com gastos com plano de saúde e previdência, incluindo do cônjuge se for o caso, informes de instituições financeiras (incluindo de empréstimos acima de R$ 5 mil), recibos de despesas médicas e com educação, documentos dos bens de valor, pensão, herança, entre outros.
 
Como obter o informe de rendimentos do INSS
 
Alguns bancários têm dúvidas em como conseguir o informe de rendimentos do INSS pelo banco.

A Previdência Social possui um site direcionado para esta finalidade, mas há outra método para conseguir o documento por meio dos caixas eletrônicos das agências bancárias.

Correntistas do Santander, por exemplo, devem seguir o seguinte caminho: tela inicial > Outras opções > Mais Opções > INSS > INSS – Informe de Rendimentos IRPF.

Confira o passo a passo abaixo:

 


 
Se preferir pela internet, o segurado deve acessar o site do INSS (clique aqui para acessar). As informações estão disponíveis apenas para quem já está cadastrado na plataforma.

Quem ainda não possui a inscrição, deve informar CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe para conseguir um código provisório, usado para fazer o primeiro acesso, que deve ser feito pelo site https://meu.inss.gov.br/
Fonte: Afubesp, com edição de Seeb Catanduva

SINDICALIZE-SE

MAIS NOTÍCIAS