11/02/2020
Jovens foram os maiores perdedores de renda do trabalho nos últimos cinco anos

(Imagem: Albari Rosa/Gazeta do Povo)
Mesmo com a diminuição da taxa de desemprego em 2019, os 11,9% representam quase o dobro do menor nível da série histórica, em 2014. Em cinco anos, portanto, o número de desempregados teve alta de 87,7% e quem mais vem sofrendo com esse cenário são os jovens.
A reportagem é do Reconta Aí.
A pesquisa Juventude e Trabalho, coordenada pelo diretor do FGV Social (Centro de Políticas Sociais), Marcelo Neri, aponta que a população entre 15 e 29 anos, principalmente os mais pobres, foram os maiores perdedores de renda de trabalho nos últimos 5 anos.
Em entrevista ao programa Bate-Papo FGV, Neri explicou que nesse período os jovens perderam em média 14% de renda de trabalho. “Como o contingente de jovens é o maior que o Brasil já teve e na verdade terá, pelas projeções, então é um grupo que está sofrendo bastante. É um grupo muito grande e que diz muito sobre o futuro do País”, explica.
Quando se faz uma comparação social, o estudo mostra que a renda dos mais pobres nessa parcela da população caiu 24,24%. Os fatores que levam à queda da renda e aumento da desigualdade nessa faixa etária são: aumento do desemprego, redução da jornada de trabalho e queda do salário por hora/ano de estudo.

Algumas perdas são mais críticas. As mulheres, por exemplo, que não tinham perdido na população total, agora têm perdas de 10,98%. Se comparar as regiões do Brasil, os moradores do Nordeste (23,58%) e do Norte (22,01%) foram os mais prejudicados.
Crescimento dos jovens “nem-nem”
O estudo também mostra que houve um aumento na proporção dos que se enquadram no perfil chamado “nem-nem”, jovens que nem estudam nem trabalham. Entre o último trimestre de 2014 e o segundo trimestre de 2019, esse grupo aumentou de 21% para 24,1%.
Já a proporção de jovens que trabalham e estudam ao mesmo tempo está em baixa. No último trimestre de 2014 eram 12,3%, enquanto que no segundo trimestre de 2019, eram 11,6%.
Aprovação do governo
Durante o programa, Neri também falou sobre a confiança dos jovens no governo. No Brasil, a pesquisa revela que apenas 12% dos jovens aprovam seus governantes, enquanto que em outros países, esse número sobe para mais de 54%.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Caixa: Promoção por Mérito é conquista e precisa ser paga em janeiro
- Lucro de bancos no Brasil supera os ganhos do setor em 15 países latino-americanos somados
- Edital convoca empregados da Caixa para assembleia extraordinária virtual no dia 4 de agosto
- Lucro do Santander despenca em meio a demissões, terceirizações e fechamento de agências
- Trabalhadores voltam à mesa de negociação com os bancos nesta quinta-feira (30) para discutir cláusulas econômicas
- Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
- Mesa única de negociação: o escudo que salvou bancários do arrocho e agora volta a ser alvo dos bancos
- Representação dos empregados pede reunião com presidente da Caixa após notícias sobre atletas patrocinados
- COE cobra avanços em saúde e condições de trabalho na terceira negociação específica com o Santander
- COE entrega pauta específica ao Bradesco e reforça defesa do emprego e dos direitos dos bancários
- Terceira rodada de negociação com o Santander terá saúde como tema central nesta terça-feira (28)
- Dia Nacional de Luta: Sindicato intensifica mobilização em Catanduva para fortalecer campanha e defender direitos da categoria
- Quem faz a Caixa merece cuidado: em Dia Nacional de Luta, bancários de Catanduva cobram responsabilidade do banco com o Saúde Caixa
- Em Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, Sindicato faz alerta sobre o adoecimento da categoria bancária
- Clube dos Bancários conclui serviços de manutenção e reabre a partir desta terça-feira (28)