11/02/2020
Diretoria da Caixa tenta impor “validação” para empregados manterem funções e lotação
.jpg)
A manhã de segunda-feira (10), foi de caos e ansiedade nas agências da Caixa no estado de São Paulo, e não por causa da chuva que assolou diversos municípios. A direção da Caixa, em anúncio feito via streaming para toda a rede de agências, apresentou nova fase da “reestruturação”, que prevê movimentações e descomissionamentos para todos os empregados das agências e PAB’s, com exceção (neste momento) dos ocupantes das funções de Caixa, Tesoureiro e Avaliador de Penhor. Mesmo TBN’s que não oupam função gratificada podem ser transferidos.
Nesta etapa, o banco anunciou uma nova estrutura de funções para as unidades de ponta, prevendo a extinção das antigas. O atual ocupante de FG/CC deve manifestar interesse em permanecer na função equivalente, ainda a ser criada, em sua atual unidade ou em outra de seu interesse. Sua manutenção na função ou na unidade escolhida dependem, porém, de sua “validação” pela chefia da unidade. Caso não seja “validado”, o empregado sofre descomissionamento. Está previsto uma “repescagem” em 21/02.
Os procedimentos apresentados pelo banco estão repletos de problemas, e demonstram a ausência de planejamento da chamada “reestruturação”. Os prazos são muito curtos (o encerramento das manifestações pelos Gerentes Regionais está previsto para as 20 hs do dia 10/02; para as demais funções – exceto Gerentes Gerais – até 12/02, e para os Gerentes Gerais, dias 13 e 14/02); a metodologia de escolha prevê a aplicação do Score no PSI (procedimento não previsto na norma e que prejudica colegas oriundos das extintas SR’s), não é apresentada a quantidade de vagas disponíveis nas unidades e o slide que apresenta a tipologia de agências e dimensionamento de carteiras traz erros aritiméticos grosseiros.
Prova da falta de planejamento da empresa foi o fechamento de três SR’s no país (duas em São Paulo) há menos de 5 meses, e a aplicação do Revalida há cerca de 8 meses. Houvesse racionalidade por parte da direção, estes processos não seriam aplicados às vésperas de mudanças mais profundas, que tornam as decisões tomadas sem efeito. Nas palavras da própria direção, houve “sombreamento”. Outro contrassenso foi criar funções no Varejo, como a de GCN, que foram excluídas no modelo “proposto”. Houve investimento por parte da empresa e dos empregados, que a direção agora pretende jogar fora.
Além disso, faltam informações básicas, como atribuição de parte das novas funções e remuneração prevista. Não é detalhado, por exemplo, como seria definido o porte das agências com a nova tipologia. A direção da empresa quer empurrar os empregados a decidirem sem as mínimas condições avaliar adequadamente a situação.
Mobilização
Além de reuniões, manifestações e as articulações com ocupantes de cargos eletivos, está prevista Novo Dia Nacional de Luta, orientado para ocorrer na quinta-feira (13). Antes, dia 12, a Comissão Executiva dos Empregados (CEE), que representa os empregados da Caixa nas negociações com o banco, tem uma nova rodada da mesa permanente, pautando o tema.
O Sindicato, em parceria com a Apcef-SP, realiza também, no dia 13, uma plenária para debater os impactos e formas de enfrentar as medidas anunciada pelo banco público sem nenhum diálogo prévio com as entidades representativas e os trabalhadores.
"A reestruturação, da maneira como foi planejada, aumenta a precarização das condições de trabalho, resultando em problemas como mudança brusca de atividades, cobranças de metas abusivas, descomissionamentos sumários, fim de postos de trabalho e transferências compulsórias. É muito importante que todos os empregados de nossa base territorial participem da plenária do dia 13. A mobilização faz parte das ações realizadas pelo Sindicato, que reivindica da direção do banco soluções para os problemas e prejuízos que essa reestruturação poderá trazer aos trabalhadores da instituição e ao seu papel social. É preciso fortalecer a luta pela manutenção dos empregos e direitos da categoria", ressalta o diretor do Sindicato Antônio Júlio Gonçalves Neto.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Novas regras do VA e VR ampliam opções de uso; bancários têm benefícios acima da média nacional
- Santander: Assembleia virtual nesta sexta-feira (6) delibera sobre ACT e Acordo de PPRS
- Saúde Caixa começa a compartilhar rede credenciada com a Cassi nesta quarta-feira (4)
- Copom decide nesta quarta-feira (4) se reduz ou mantém Selic em 13,75% ao ano
- Sindicato entrega mais de 200 kg de alimentos ao projeto social Prateleira Solidária
- Festa dos Bancários 2026 reúne categoria em dia de confraternização, premiações e solidariedade
- COE cobra avanços do Bradesco em PPR, banco de horas e condições de trabalho
- Brasil bate recorde de pessoas com trabalho desde 2012
- A eleição acabou, mas a participação continua: saiba quem e pelo que cobrar
- Santander lucra R$ 9,7 bilhões, mas fecha quase 6 mil postos de trabalho
- Negociação da Cassi avança com proposta de aporte de R$ 2,288 bilhões
- Em assembleia, bancários do Mercantil aprovam renovação do acordo de PLR
- Mercantil antecipa pagamento da 13ª cesta-alimentação para esta sexta (30)
- Consumo de alimentos cresce após proibição das bets no país, diz Abras
- INSS alerta para golpes que usam informação falsa sobre biometria