11/11/2019
Baixaria e má-fé na consulta sobre a proposta da Cassi; Seeb Catanduva repudia a atitude

O Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região repudia a baixaria na campanha em relação à consulta sobre a proposta de alteração estatutária da Cassi, elaborada em conjunto pelas entidades de representação dos funcionários. Vídeos relativos à proposta de 2018, à qual os representantes dos trabalhadores orientaram o voto “não”, estão sendo usados fora de contexto, como se estivessem se referindo à proposta atual, à qual o movimento sindical orienta o voto “sim”.
Dentre os ataques aos associados, a proposta de 2018 defendida pelo Banco do Brasil elevava os custos para os atuais aposentados, e também da ativa por meio da cobrança para cada dependente, com valores fixos tabelados pelo Cassi Família, tendo inclusive a possibilidade de aumentar de forma indiscriminada por decisão apenas do Conselho Deliberativo; e diminuía a participação do banco no custeio da caixa de assistência.
“Isso tudo foi imposto pelo Banco do Brasil aos associados, sem negociação com os representantes dos trabalhadores, ao contrário do que entendemos como o ideal nos ritos negociais. A nova proposta, além de manter a solidariedade do custeio, garante a obrigatoriedade do aporte de 4,5% para o plano de saúde. É por isso que defendemos o voto no sim”, esclarece João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil.
Fukunaga ressalta que houve avanços na nova proposta, construídos conjuntamente entre as entidades de representação dos funcionários, que foram aceitos pelo patrocinador. Ele destaca o fim do piso na contribuição por dependentes, beneficiando 40 mil funcionários com salários de até R$ 5.000.
“Tire suas dúvidas sobre a nova proposta para a Cassi e desconfie de qualquer material sem data, pois podem estar sendo redistribuídos fora de contexto. É muita má-fé as pessoas veicularem este tipo de informação de forma descontextualizada, criando confusão em vez de fazer um debate franco”, completou.

SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Fim do “bank” para quem não é banco? BC lança consulta para disciplinar nomes de instituições financeiras
- 13 de maio: racismo não acabou e sociedade necessita de avanços
- Benefícios da Funcef: Como a meta atuarial entra nesse cálculo?
- Em 2025, vai ter Consulta Nacional dos Bancários e Bancárias!
- Bradesco segue demitindo milhares enquanto lucro cresce 39%
- Funcionários exigem segurança em unidades do Mercantil
- Conferência Nacional do Meio Ambiente aprova 100 propostas para enfrentar emergência climática
- Itaú Unibanco lucra R$ 11,1 bilhões no 1º trimestre de 2025 enquanto fecha agências e perde clientes
- Com manutenção do teto, gestão Carlos Vieira prevê aumento médio inicial de 77% na mensalidade do Saúde Caixa dos aposentados
- Conquista: inscrições até 18 de maio para as novas turmas de capacitação de mulheres em TI
- Banco Central eleva Selic para 14,75% e reforça aperto econômico à população
- Prejuízo ao país: Copom deve elevar Selic em 0,5 ponto na reunião desta quarta-feira (7)
- “Campos Neto na gestão do Nubank é conflito de interesses”, alerta movimento sindical bancário
- 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente é aberta em Brasília
- “Banco Central precisa rever regulação se quiser evitar risco para o sistema”, alertam trabalhadores