03/09/2019
Movimento sindical cobra e Caixa Econômica Federal paga PLR nesta terça-feira (03)

(Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas)
Após cobrança da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), em mesa de negociação permanente realizada no dia 27 de agosto, para que a Caixa antecipasse o pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), o banco público anunciou que pagará aos empregados a primeira parcela da PLR, assim como a PLR Social, nesta terça-feira (3). De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, os bancos tem até 20 de setembro para pagar a primeira parcela da PLR.
“A antecipação do pagamento da primeira parcela da PLR e da PLR Social é resultado direto da cobrança que a CEE/Caixa fez na mesa permanente de negociação. O pagamento é uma justa valorização dos trabalhadores que construíram dia a dia o lucro da Caixa, assim como seu importante papel social para o país enquanto banco público”, diz o coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
PLR e PLR Social
A PLR na Caixa é composta, além da regra básica e da parcela adicional previstas na CCT da categoria (módulo Fenaban), pela PLR Social, conquista dos empregados na campanha de 2010. A PLR Social é a distribuição linear de 4% do lucro líquido a todos os empregados. Na Caixa é antecipado 50% do valor da PLR na primeira parcela (levando a projeção de lucro em consideração).
Aumento real
A primeira parcela da PLR 2019 virá com correção da inflação (no período entre 1º de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2019), mais 1% de aumento real.
O aumento real de 1% em 2019, para salários e demais verbas como a PLR, foi uma conquista da mobilização da categoria na nossa Campanha Nacional 2018 que, em cenário desfavorável com a aprovação da reforma trabalhista, garantiu também todos os direitos previstos na CCT.
"A PLR e a PLR Social representam um reconhecimento do trabalho dos empregados e empregadas da Caixa, que se dedicam ao banco no cumprimento de suas tarefas o ano inteiro, inclusive nas de cunho social pagando o FGTS, implementando o Minha Casa, Minha Vida, atendendo a população em todas as regiões do país”, salienta o diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região, Antônio Júlio Gonçalves Neto.
"Esse reconhecimento é muito importante, e a antecipação da PLR demonstra o quanto os trabalhadores podem confiar nas suas entidades representativas. Permaneceremos na luta também pela valorização da Caixa enquanto banco público, mais reconhecimento com a ampliação do número de empregados e a melhora nas condições de trabalho e de atendimento à população”, acrescenta o diretor.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Eleições Cabesp: Escolher candidatos apoiados pelas associações e sindicatos é defender o Estatuto e seus direitos
- Analise a minuta do ACT Saúde Caixa
- SuperCaixa, superdifícil: resultados consolidados até outubro projetam apenas 40% das agências e PAs habilitados
- Fenae reforça diálogo com o governo sobre incorporação do reb ao novo plano
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra aprova agenda de ações concretas de enfrentando ao racismo estrutural no sistema financeiro
- Entenda tudo sobre o ACT do Saúde Caixa: participe da plenária virtual do Sindicato!
- EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA ESPECÍFICA - ACT Saúde Caixa
- Concentração de inovações tecnológicas nas “big techs” é ameaça à democracia
- Saúde Caixa: Proposta com reajuste zero será deliberada em assembleia nos dias 11 e 12
- Lula cobra e Caixa suspende lançamento de bet
- VIII Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro destaca combate ao racismo e defesa da igualdade de oportunidades
- Senado propõe regras para impedir fechamento indiscriminado de agências bancárias
- Banco Central mantém a economia estrangulada com a Selic em 15%
- Abertas as inscrições para as eleições do Conselho de Usuários do Saúde Caixa
- Senado aprova isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil