26/02/2019
Movimento sindical se reúne com Mercantil do Brasil e exige respeito aos trabalhadores
.jpg)
Foi realizada, no dia 22 de fevereiro, uma reunião entre representantes dos trabalhadores e a direção do Mercantil do Brasil.
Na ocasião, foram debatidos temas como o auxílio educacional para o ano de 2019, a PLR 2018 e também assuntos relativos às recentes demissões ocorridas no banco, assim como a declaração de funcionários autorizando a gravação de voz no atendimento aos clientes.
O Mercantil anunciou que o lucro da instituição foi de R$ 53,403 milhões em 2018 e que o pagamento da segunda parcela da PLR será creditado no dia 28 de fevereiro. Prevalecerá o pagamento pelas regras da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários, paga de forma proporcional ao lucro apurado.
Em relação à reivindicação do movimento sindical pelo aumento no número de bolsas do auxílio educacional e majoração dos valores disponibilizados aos bancários, os representantes do Mercantil solicitaram o prazo de uma semana, a ser encerrar no dia 1º de março de 2019, para responder ao pleito dos trabalhadores. Afirmaram também que existe boa expectativa de reajuste nas bolsas para o ano de 2019.
Em relação às demissões, foi denunciado que os bancários do Mercantil do Brasil estão apreensivos com os desligamentos que vêm ocorrendo por todo o país.
O Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, que participou da reunião, relatou aos representantes do banco ter recebido uma grave denúncia de uma bancária que foi demitida logo ao fim de sua estabilidade provisória de emprego pós licença-maternidade. Anteriormente, a mesma bancária foi supostamente questionada por um Superintendente Comercial do banco se sabia de sua gravidez antes de ser promovida. "Um verdadeiro absurdo e falta de sensibilidade de um banco que investiu, recentemente, em uma onerosa e maciça propaganda nas traseiras dos ônibus da região metropolitana de Belo Horizonte, com o slogan de que é uma empresa que cuida bem de seus funcionários para cuidar bem de seus clientes", disse o diretor do Sindicato, Marco Aurélio Alves.
Como justificativa às denúncias sobres as demissões, os representantes do Mercantil alegaram que o saldo de contratações é superior ao número de desligamentos. Em relação à denúncia da bancária desligada, os representantes ficaram de apurar as denúncias e tomar as providências necessárias caso seja comprovado o ocorrido.
Sobre as gravações de voz dos funcionários, o Mercantil alegou que a medida se faz necessária devido a eventuais questionamentos contratuais de clientes sobre contratações de empréstimos e serviços, e que a gravação seria uma forma de resguardar o banco sobre eventuais ações de consumidores bancários insatisfeitos.
É válido destacar que é fundamental que os bancários denunciem imediatamente todos os casos de perseguição e assédio moral dentro do banco.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
- Bradesco segue demitindo enquanto lucro cresce 28,2%
- Nota de Falecimento: Antônia Garcia de Freitas
- 30 de outubro de 1985: a greve das 6 horas que parou a Caixa completa 40 anos
- CUT repudia Operação Contenção que deixou dezenas de mortos no RJ
- Após cobrança do movimento sindical, BB retoma substituições temporárias
- Lucro do Santander cresce 15,1% em nove meses e chega a R$ 11,5 bilhões, enquanto banco segue fechando postos de trabalho
- PL 1739 é mais uma vez retirado da pauta de votação da CAS do Senado
- Servidores marcham em Brasília contra a reforma administrativa que ameaça o serviço público
- Sindicato reforça alerta do INSS para golpe da prova de vida
- Bancários dominam ranking de categorias com mais afastamentos por saúde mental
- Banco do Brasil convoca reunião com representantes dos funcionários
- Veja quanto você pode economizar com a isenção de IR se o Senado aprovar a nova Lei do IR
- Últimos dias para adesão ao acordo entre Cassi e Contraf-CUT
- ‘Bet da Caixa’ representa risco para a sociedade e causa preocupação