25/02/2019
Absurdo! Banco Itaú impõe aumento de 11% no plano de saúde dos seus funcionários

(Foto: Freepik)
O Itaú impôs, de forma unilateral, aumento de no mínimo 11% no plano de saúde dos seus funcionários. Para a Central Nacional Unimed o reajuste foi de 11% e para a Fundação Saúde Itaú de 11,54%.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e bancário do Itaú, Carlos Alberto Moretto, critica a falta de transparência do banco ao aumentar o valor do plano sem negociação prévia com os representantes dos trabalhadores e sem apresentar justificativa para o aumento considerado abusivo.
"Esse aumento é ainda mais difícil de aceitar por ter sido aplicado por uma empresa tão lucrativa e responsável por tantos adoecimentos resultantes do estresse e do assédio moral característicos das suas condições de trabalho. Vale lembrar, ainda, que foi o Itaú o responsável por acabar com a participação dos segurados na gestão dos planos, e o aumento feito de maneira arbitrária é consequência da exclusão dos trabalhadores", enfatiza.
Para o dirigente, os mais prejudicados com o aumento são os aposentados, que de acordo com a Lei 9.656 precisam arcar com o custo integral do plano de saúde, e os segurados que possuem agregados, que terão um custo total ainda maior com o reajuste abusivo.
É uma total falta de respeito com o direito à saúde dos funcionários do Itaú, um banco que somente em 2018 lucrou R$ 25,733, resultado construído por essas mesmas pessoas que agora serão prejudicadas com o aumento, que é totalmente desproporcional ao reajuste de 5% que os trabalhadores tiveram nos salários. Diante disso, o Sindicato cobra que o Itaú reveja com urgência o reajuste imposto ao plano de saúde dos seus funcionários.
"Reivindicamos que haja um processo de negociação, e que os trabalhadores não sejam apenas ‘informados’ sobre as alterações, o que é um descaso para com os funcionários", ressalta o dirigente.
O diretor do Sindicato dos Bancários de Catanduva e Região e bancário do Itaú, Carlos Alberto Moretto, critica a falta de transparência do banco ao aumentar o valor do plano sem negociação prévia com os representantes dos trabalhadores e sem apresentar justificativa para o aumento considerado abusivo.
"Esse aumento é ainda mais difícil de aceitar por ter sido aplicado por uma empresa tão lucrativa e responsável por tantos adoecimentos resultantes do estresse e do assédio moral característicos das suas condições de trabalho. Vale lembrar, ainda, que foi o Itaú o responsável por acabar com a participação dos segurados na gestão dos planos, e o aumento feito de maneira arbitrária é consequência da exclusão dos trabalhadores", enfatiza.
Para o dirigente, os mais prejudicados com o aumento são os aposentados, que de acordo com a Lei 9.656 precisam arcar com o custo integral do plano de saúde, e os segurados que possuem agregados, que terão um custo total ainda maior com o reajuste abusivo.
É uma total falta de respeito com o direito à saúde dos funcionários do Itaú, um banco que somente em 2018 lucrou R$ 25,733, resultado construído por essas mesmas pessoas que agora serão prejudicadas com o aumento, que é totalmente desproporcional ao reajuste de 5% que os trabalhadores tiveram nos salários. Diante disso, o Sindicato cobra que o Itaú reveja com urgência o reajuste imposto ao plano de saúde dos seus funcionários.
"Reivindicamos que haja um processo de negociação, e que os trabalhadores não sejam apenas ‘informados’ sobre as alterações, o que é um descaso para com os funcionários", ressalta o dirigente.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Representantes dos funcionários do Itaú entregarão pauta de reivindicações ao banco em 2 de julho
- Categoria bancária aprova minuta de reivindicações para a Campanha Nacional Unificada 2026
- Contraf-CUT entrega à Caixa minuta de reivindicações específicas dos empregados
- Banco do Brasil abonará horas dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo
- Entrega da minuta à Fenaban e Caravana da FETEC abrem a Campanha Nacional 2026
- Categoria bancária entrega minuta de reivindicações à Fenaban; Primeira negociação será dia 2 de julho
- Funcionários do Banco do Brasil entregam minuta de reivindicações à direção do banco
- Caravanas da FETEC-CUT/SP 2026 iniciam nesta quarta-feira (24)
- Em reunião com a Cassi, conselheiros do Economus cobram atendimento nas CliniCASSI
- Negando pedido do Sindicato, Caixa exigirá compensação das horas em jogos do Brasil na Copa
- Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional
- Fim da escala 6x1 enfrenta ofensiva de parlamentares ligados ao patronato
- CUSC segue sem resposta da Caixa e reforça cobrança por diálogo antes de reunião agendada
- Contraf-CUT lança revista inspirada em álbum da Copa e coloca em campo os desafios da categoria bancária
- Campanha Nacional dos Bancários 2026 terá identidade visual marcada por esperança, unidade e luta