07/02/2019
Comitê em Defesa das Empresas Públicas apresenta mitos e verdades sobre privatização

Ampliar o conhecimento sobre aspectos jurídicos e políticos, derrubar mitos que cercam as empresas públicas e ampliar a comunicação para entidades e sociedade em geral sobre os riscos da privatização. Essas foram algumas das premissas e perspectivas que marcaram o primeiro encontro do ano do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, durante seminário realizado na quarta (6), no hotel San Marco, em Brasília.
“Foi uma excelente discussão, alimentada por palestras analíticas de especialistas que assessoram o Comitê. Com esses esclarecimentos e a forte presença de representantes de entidades ligadas aos trabalhadores de estatais conseguimos elaborar propostas e estratégias para o enfrentamento ao desmonte e precarização que vêm sendo promovidos pelo governo”, avalia a coordenadora do comitê, Rita Serrano.
O seminário reuniu dezenas de representantes de categorias e entidades de trabalhadores em empresas públicas. Bancários, petroleiros, funcionários da Embrapa, Conab, Correios, serviços hospitalares, advogados, aeroportuários, moedeiros estavam entre eles, além de conselheiros nessas instituições. Centrais sindicais e a Fenae, parceira do Comitê, também integraram os debates.
“Estamos numa corrida, uma verdadeira maratona para impedir que o patrimônio do povo brasileiro, conquistado com tanta luta e determinação, seja destruído”, afirmou o presidente da Fenae, Jair Ferreira.
As palestras apresentaram as temáticas Mitos e verdades sobre privatizações, por Felipe Freire (subseção Dieese na Fenae); Os desafios do Congresso e a nova estrutura do Poder Executivo, por Neuriberg Dias (Diap) e Avaliação do cenário no âmbito jurídico legal, com o advogado Luiz Alberto dos Santos, consultor do comitê. No período da tarde, todos os presentes tiveram a oportunidade de falar sobre as empresas em que atuam e apresentar propostas para ampliar a mobilização contra as privatizações.
Entre as propostas apresentadas estão ampliar a comissão de organização, relançar campanha nacional em defesa das estatais, intensificar contatos no congresso nacional e junto à frente nacional de prefeitos, produzir materiais de esclarecimento e apoio para diferentes públicos e criar um polo de notícias sobre o tema envolvendo as entidades.
Mais informações sobre as definições do encontro serão publicados em breve nas mídias do comitê, assim como a íntegra das apresentações realizadas.
Solidariedade
A abertura do seminário também foi marcada por um minuto de silêncio pelas vítimas da Vale em Brumadinho (MG), no maior acidente de trabalho ocorrido até hoje no Brasil e que tem entre suas causas a ganância desenfreada e o descaso com a segurança dos empregados intensificados com a privatização da empresa no governo FHC. Um custo alto demais a ser pago pela irresponsabilidade social da empresa privatizada.
SINDICALIZE-SE
MAIS NOTÍCIAS
- Sndicato leva Plebiscito Popular às ruas por um Brasil mais justo e com trabalho digno
- Itaú anuncia substituição de gerentes por Inteligência Artificial
- Impactos da IA são irreversíveis e exigem participação de trabalhadores para transição segura
- Por reajuste zero, Sindicato participa de Dia Nacional de Luta em Defesa do Saúde Caixa
- Confira entrevista exclusiva com o diretor de Benefícios da Funcef, Jair Pedro Ferreira
- Economus: Conselheiros eleitos cobram isonomia de direitos para todos os trabalhadores do BB
- Nova Tabela PIP é aprovada pela Previc, em vitória histórica dos associados do Previ Futuro
- Curso Paternidade e Maternidade Responsável: inscrições para turma de agosto estão abertas!
- Ipea: Mais ricos deveriam pagar 14% para igualar à classe média
- Conferência Livre de Mulheres do Ramo Financeiro elegeu representantes que defenderão propostas da categoria por igualdade salarial
- Inscrições para Comissões de Diversidade da Caixa vão até 23 de julho
- Movimento sindical denuncia Santander à CVM por possíveis irregularidades contábeis
- Banesprev: Mais um capítulo de luta e resistência contra a retirada de patrocínio
- Procon é acionado contra Itaú para garantir plano de saúde a aposentados
- Câmara aprova PL da Devastação. Veja quais são os riscos que o Brasil corre